Guns N' Roses exclui de lançamento música que ataca homossexuais e imigrantes
Fãs do Guns N´ Roses mais atentos provavelmente perceberam um detalhe nas entrelinhas no novo lançamento da banda, “Appetite For Destruction: Locked N' Loaded”, caixa anunciada esta semana. com 5 CDs, 7 LPs, 7 singles de 7 polegadas.
A novidade que celebra o clássico "Appetite For Destruction" (1987) traz todas as músicas do álbum "G N´ R Lies", EP lançado pela gravadora Geffen em 1988 para capitalizar o sucesso do predecessor, exceto uma, a mais polêmica: "One In A Million".
O conteúdo que corresponde ao álbum está no CD 2, intitulado "B-Sides N´ EPs: Remastered", trazendo takes alternativos da época e versões ao vivo.
Veja abaixo o track-list, que traz todas as sete músicas de "Lies", menos "One In A Million".
Reckless Life
Nice Boys
Move To The City (ao vivo)
Mama Kin
Shadow Of Your Love (ao vivo)
You´re Crazy (versão acústica)
Patience
Used To Love Her
You´re Crazy
It´s So Easy (Live)
Knockin´ On Heaven´s Door (ao vivo)
Whole Lotta Rosie (ao vivo)
Contexto
Um das primeiras músicas do Guns N´Roses compostas apenas por Axl Rose, "One In A Million" é uma das faixas mais polêmicas da banda, graças a versos de conteúdo explicitamente preconceituoso, que dispara contra homossexuais, negros e imigrantes, entre outros.
"Imigrantes e bichas/ Não fazem sentido para mim/ Eles vem para nosso país/ E acham que podem fazer o que quiserem/ Como começar um mini Iran/ Ou disseminar doenças horríveis/ Eles falam de tantas malditas maneiras/ É tudo grego para mim", canta o vocalista na música.
"Policiais e crioulos/Está certo/Saiam do meu caminho/Não quero comprar nenhuma de suas/Correntes de ouro hoje/Não preciso de pulseiras/Presas nas minhas costas/Só preciso de meu bilhete, até lá/Não poderia me soltar um pouco?", entoa.
Axl Rose, que lançou a música na época contra a vontade de outros integrantes, já deu inúmeras entrevistas comentando sobre a polêmica. Segundo ele seus versos foram mal interpretados. Mesmo assim, ele já chegou a se desculpar pela letra.
Aos que já acusam o Guns N´ Roses de estar cedendo ao chamado "politicamente correto": outra faixa polêmica de "Lies", "Used to Love Her", que fala de maneira sarcástica sobre o homicídio cometido contra uma mulher, foi mantida no track-list.
Apesar de não se inspirada na vida real, a música está relacionada a duas histórias de assassinatos nos Estados Unidos. Em 2002, um homem chamado Justin Barber baixou a faixa pouco antes de assassinar a mulher. Dez anos depois, um jovem chamado Thomas Wilhelm cantou os versos polêmicas antes de matar a namorada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.