Topo

Gaviões da Fiel resgata enredo de 1994 e fará desfile da história do tabaco

Gaviões da Fiel divulga tema do Carnaval de 2019 - Divulgação
Gaviões da Fiel divulga tema do Carnaval de 2019 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/05/2018 09h28

A Gaviões da Fiel anunciou neste final de semana que vai resgatar o Carnaval de 1994 e trará de volta em 2019 o enredo "A Saliva do Santo e o Veneno da Serpente", que fala sobre o tabaco por meio dos séculos. O anúncio foi feito durante uma festa, na sede da agremiação, no último sábado (5).

O Carnaval de 1994 é lembrado por causa de diversas polêmicas, como o rebaixamento de quatro agremiações e o convite de "jurados VIP", como Chiquinho Scarpa, Billy Blanco, Zé Rodrix, Pedro de Lara, Ronaldo Ésper, Paulo Moura e Abelardo Figueiredo. As notas da Gaviões foram muito contestadas. A escola ganhou um 6 por melodia e um 7 em bateria, fazendo com que ela perdesse o título para a Rosas de Ouro.

O enredo foi reeditado pelo carnavalesco Sidney França, que assina seu segundo desfile pela escola.  "Novamente, os Gaviões da Fiel dão um passo adiante, comprovando sua posição de vanguarda no carnaval paulistano. A releitura do enredo de 1994 é, 25 anos depois, a possibilidade de resgatar a magia de um samba espetacular e tornar realidade a curiosidade do sambista mais antigo, que sempre imaginou como seria reviver um carnaval apoteótico com uma roupagem nova, proporcionada pelos materiais, serviços e recursos tecnológicos disponíveis no século 21. Certamente, será um momento mágico não somente para os Gaviões, mas para todo o samba paulistano", comentou o carnavalesco em material divulgado à imprensa.

A agremiação divulgou também a sinopse do desfile, revelando o que mostrará em cada setor. O desfile vai começar no Egito antigo, passando pela peregrinação de Maomé, pela corte de Catarina de Médicis, pelos terreiros da Bahia e a luta por direitos iguais das mulheres, finalizando com um alerta dos problemas de saúde que o tabaco pode causar.

O samba ficou tão famoso que, até hoje, os torcedores do Corinthians cantam durante os jogos os versos: "É um raro prazer / sabor de emoção / mas não abuse que faz mal pro coração".