Topo

Claire Foy receberá quase RS$ 1 milhão após disparidade em "The Crown", diz jornal

Claire Foy e Matt Smith em "The Crown" - Divulgação
Claire Foy e Matt Smith em "The Crown" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

30/04/2018 18h38

Claire Foy, a rainha Elizabeth 2ª de “The Crown”, irá receber um pagamento para compensar a diferença entre os salários recebidos por ela e o colega Matt Smith. Segundo o jornal britânico “Daily Mail”, a atriz irá receber 200 mil libras, o que equivale a mais de R$ 960 mil.

O valor sugere que Smith, que na série vive o príncipe Philip, marido de Elizabeth, ganhou pelo menos 10 mil libras a mais que Foy por cada um dos vinte episódios da série. A atriz recebeu 29 mil libras por episódio para o papel, valor considerado baixo para os padrões de Hollywood.

Uma fonte ouvida pelo “Daily Mail” confirmou que “tudo foi amigavelmente resolvido”, referindo-se à diferença de salários.

Entenda o caso

Os produtores Suzanne Mackie e Andy Harries revelaram a discrepância salarial na INTV Conference, em Israel. Eles admitiram que Smith recebeu mais por conta de sua fama como um dos protagonistas da série britânica "Doctor Who".

Os dois acrescentaram que "no futuro, ninguém receberá mais que a rainha". Isso, porém, não melhoraria a situação de Foy: a atriz, que venceu um Globo de Ouro pela série e foi indicada ao Emmy, não retornará para as próximas temporadas. Para retratar o envelhecimento dos personagens, todo o elenco será substituído, e a rainha Elizabeth 2ª passará a ser interpretada por Olivia Colman ("Broadchurch"). 

Na internet, fãs chegaram a criar uma petição pedindo que Smith doasse parte de seu salário ao fundo de defesa de vítimas de assédio e abuso da Time’s Up, organização criada por estrelas de Hollywood para lutar contra a discriminação de gênero.