Topo

Até roteiro falso! Veja como a Marvel "blindou" segredos de Guerra Infinita

Tom Holland gravou luta como Homem-Aranha sem saber contra quem estava lutando - Divulgação
Tom Holland gravou luta como Homem-Aranha sem saber contra quem estava lutando
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/04/2018 12h50

Como divulgar um filme, criar expectativa entre fãs ansiosos e dar o mínimo de informação possível sobre sua trama? Essa foi a difícil missão que a Marvel teve nos últimos meses até a estreia de "Vingadores: Guerra Infinita". Produtores, diretores, atores e executivos participaram de uma verdadeira operação de guerra para não entregar peças-chaves do roteiro e deixar toda a emoção para a estreia desta semana.

A escolha de blindar todo o entorno do filme é completamente compreensível. "Guerra Infinita" é o desfecho de todo um trabalho coletivo do universo Marvel envolvendo personagens marcantes e várias franquias paralelas.

Roteiro picotado e cenas falsas

Os diretores Joe e Anthony Russo, já preocupados com vazamentos anteriores, tomaram medidas extremas. Eles chegaram a escrever roteiros com cenas falsas.

Os próprios atores do filme tiveram acesso limitado ao script. Foram pouquíssimas pessoas que tiveram acesso ao roteiro na íntegra. "Eles me deram só as minhas páginas. Eles explicaram outras coisas que estavam acontecendo por cima dizendo 'você ficará muito chocada'", explicou Elizabeth Olsen ao site ScreenRant.

Vingadores Feiticeira Escarlate Elizabeth Olsen - Divulgação - Divulgação
Elizabeth Olsen só recebeu páginas que tinham suas falas
Imagem: Divulgação

Tom Holland, que vive o Homem-Aranha, também não pôde ler o roteiro. "Eu sei quem é o vilão, mas é só isso", chegou a dizer. Na hora de gravar suas cenas, ele não foi nem informado contra quem estava lutando. Na ocasião, chegou a questionar sobre como seu rival soava e aparentava. Recebeu uma resposta negativa e continou atuando sem saber contra quem lutava, deixando todo o resto para a computação gráfica.

Tamanho segredo em torno do roteiro fez o próprio Holland mostrar no Instagram que estava destruindo uma cópia de suas falas que levou acidentalmente para casa. "Para os produtores que devem estar surtando porque esqueci de devolver o roteiro, esta é prova de que estou a destruindo", postou.

Acesso privilegiado (ou não)

Apenas dois atores assumiram que tiveram o roteiro completo em suas mãos: Chris Evans e Benedict Cumberbatch. No entanto, sabendo que Joe e Anthony produziram histórias com cenas falsas, há grande possibilidade deles terem caído em uma pegadinha dos irmãos.

Paul Bettany, que interpreta o Visão, explicou que muitos atores foram pegos de surpresa e só descobriram as cenas falsas do roteiro ao chegar no set de filmagem.

20.mar.2014 - Os diretores Anthony (dir.) e Joe Russo no tapete vermelho da pré-estreia de "Capitão América 2: O Soldado Invernal" em Londres - Carl Court/AFP Photo - Carl Court/AFP Photo
Os diretores Joe e Anthony Russos: cansados de vazamentos
Imagem: Carl Court/AFP Photo

Cenas, roteiros e até fotos falsas

O artigo do ScreenRant também aponta que há a possibilidade dos irmãos Russo terem inclusive filmado algumas destas cenas falsa. Um fotógrafo de Atlanta registrou Samuel L. Jackson e Cobie Smulders gravando cenas na rua. Muitos disseram que seriam cenas de "Capitã Marvel", outros de "Vingadores 4". A indefinição do porquê daquele set levantaram uma nova questão: estavam querendo confundir todos.

Thanos empunha a Manopla do Infinito com as Joias do Poder e do Espaço no trailer de "Vingadores: Guerra Infinita" - Reprodução - Reprodução
Thanos empunha a Manopla do Infinito com as Joias do Poder e do Espaço em "Vingadores: Guerra Infinita"
Imagem: Reprodução

Imprensa

Quando jornalistas assistem ao filme antes de sua estreia, naturalmente há muita segurança envolvida para prevenir que cenas sejam filmadas e informações sejam vazadas. No caso de "Guerra Infinita", diversos veículos estrangeiros relataram um esforço bem superior em prevenir que algo fosse captado nas salas de cinema. Repórteres tiveram todos os bolsos revistados, deixaram seus celulares do lado de fora e tiveram até que reapresentar seus ingressos caso saíssem para ir ao banheiro.

Até Thanos entrou na jogada

Os irmãos Russo colocaram até o temível Thanos na estratégia ao lançar a hashtag #ThanosDemandsYourSilence (Thanos exige seu silêncio, em português). Após o lançamento, a batalha agora de "Guerra Infinita" é contra as redes sociais para evitar spoilers e estragar a alegria de quem ainda não viu o filme mais aguardado do ano.