Topo

Estreia da Netflix, "The Alienist" não tem nada a ver com Machado de Assis

Dakota Fanning, Daniel Brühl e Luke Evans em cena da série "The Alienist" - Divulgação
Dakota Fanning, Daniel Brühl e Luke Evans em cena da série "The Alienist" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/04/2018 14h01

Se você usou a Netflix recentemente, há grandes chances de você ter se deparado com um anúncio da série "The Alienist", que estreou no serviço de streaming nesta quinta-feira (19). Mas não se engane pelo nome: a série policial não tem nada a ver com o "O Alienista", o famoso conto publicado por Machado de Assis em 1882. 

"The Alienist" é baseada no romance policial homônimo publicado pelo americano Caleb Carr em 1994. Com um elenco estrelado composto por Dakota Fanning, Daniel Bruhl e Luke Evans, a trama acompanha a caçada a um serial killer na Nova York de 1896. 

Buscando ajuda nas investigações, chefe de polícia Theodore Roosevelt (Brian Geraghty) -- sim, o mesmo que na vida real viria a se tornar presidente dos Estados Unidos -- convoca o psicólogo Laszlo Kreizler (Bruhl) e o repórter policial John Moore (Evans) para trabalharem no caso. Os dois são auxiliados por Sara Howard (Fanning), a determinada secretária do comissário. 

Com dez episódios, a série estreou nos Estados Unidos em janeiro pelo canal TNT e teve bons resultados, com uma média de 1,8 milhões de espectadores por capítulo. 

Ainda não se sabe se a produção terá uma segunda temporada, mas essa é uma possibilidade levada a sério pelos veículos especializados nos Estados Unidos, já que Carr escreveu uma sequência para a história: o livro "The Angel of Darkness", de 1997. 

E o nosso "Alienista"? Ele deve virar série também, pela Globo. Segundo o site Notícias da TV, parceiro do UOL, Selton Mello está aguardando o sinal verde da emissora para dirigir o projeto.