Topo

Veja quem é o Falcão Negro, herói da DC que vai virar filme de Spielberg

Falcão Negro e sua esquadra formada por pilotos habilidosos - Divulgação
Falcão Negro e sua esquadra formada por pilotos habilidosos
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/04/2018 16h07

O universo cinematográfico da DC recebeu um nome importante para um de seus projetos: Steve Spielberg estará envolvido com a produção - e possivelmente direção - de Falcão Negro.

Esta não é a primeira vez que o cineasta participa da adaptação de um personagem dos quadrinhos para as telonas - Spielberg dirigiu "As Aventuras de Tintim" (2011), mas há diversos elementos da história que parecem ter atraído o diretor ao projeto, principalmente por sua história ser ambientada na Segunda Guerra Mundial, período no qual teve êxito ao dirigir "A Lista de Schindler" (1993) e "O Resgate do Soldado Ryan" (1998).

Falcão Negro horizontal - Divulgação - Divulgação
Falcão Negro: habilidades impressionantes como piloto e respeito indiscutível
Imagem: Divulgação

Quem é Falcão Negro?

O herói foi criado em 1941 por Chuck Cuidera, Will Eisner e Bob Powell. Sua primeira aparição foi nas páginas da revista Miltary Comics # 1, da Quality Comics. Dez anos depois, a DC Comics adquiriu os direitos do personagem.

Falcão Negro é um homem misterioso que lidera um pequeno esquadrão que leva o mesmo nome durante a Segunda Guerra Mundial. Os pilotos são de várias nacionalidades e são conhecidos apenas por um nome ou sobrenome, como André, Chuck, Hendrickson, Olaf, Stanislaus e Chop-Chop.

Em sua fase mais popular, durante os anos 40, as revistas do Falcão Negro ocasionalmente superavam as vendas de heróis icônicos, como Super-Homem.

O personagem é sempre retratado como um líder forte, decisivo e de respeito indiscutível, mas nem sempre com um temperamento fácil com seus homens.

O início

"A história provou que sempre que a liberdade é sufocada e os homems ficam esmagados sob a opressão, surge alguém para defender os desamparados, libertar os escravizados e esmagar o tirano. Esse homem é o Falcão Negro", diz a apresentação do herói na sua primeira publicação, em 1941.

Falcão Negro na capa da Military Comics - Reprodução - Reprodução
Falcão Negro na capa da Military Comics
Imagem: Reprodução

Falcão Negro surge em setembro de 1939, quando forças avassaladoras do exército a Alemanha Nazista estão dizimando a Polônia. Com o número superior de aeronaves de 4 contra 1, os alemães derrubam um a um os últimos pilotos poloneses. Até que uma aeronave toda preta persiste após aniquilar seis aviões nazistas.

Falcão Negro é o polonês Janos Prohaska, habilidoso piloto que ficou famoso por lutar na guerra civil espanhola defendendo os republicanos. Na Segunda Guerra Mundial, reuniu pilotos de países invadidos pelo exército nazista para montar sua esquadra.

Embora seja originalmente polonês, Falcão Negro se revela nas edições posteriores como norte-americano. Seu nome original foi um mistério até a edição #242 (agosto/setembro de 1968), quando disse ser Bart Hawk, um norte-americano de origem polonesa.

Falcão Negro avião Grumman - Reprodução - Reprodução
O avião usado pela esquadra Falcão Negro, inspirado em modelo Grumman
Imagem: Reprodução

Um avião "sexy"

Nos quadrinhos, uma aeronave emblemática usada pelo Falcão Negro é o Grumman XF5F Skyrocket. Will Eisner explicou a escolha do modelo. "Então concordamos em usar um certo modelo da Grumman. Ele tinha um design estranho com 'rabos' saindo por baixo das asas. Mas ele aparentava decolar rapidamente de porta-aviões. Era um modelo usado na Marinha, não na Força Aérea. Na realidade, não era um avião tão bom quanto todos pensávamos que poderia ser, mas com certeza era sexy", disse o autor.