Topo

Morre R. Lee Ermey, o cruel sargento Hartman de "Nascido para Matar"

Ermey impressionou como o Sargento General Hartman "Em Nascido para Matar", clássico de Stanley Kubrick, de 1987 - Divulgação
Ermey impressionou como o Sargento General Hartman "Em Nascido para Matar", clássico de Stanley Kubrick, de 1987 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/04/2018 21h44

O ator R. Lee Ermey, conhecido por seu papel como o sargento Hartman em “Nascido para Matar”, de Stanley Kubrick, morreu neste domingo aos 74 anos. A informação foi confirmada pelo empresário do ator nas redes sociais. 

“É com terrível tristeza que eu comunico que R. Lee Ermey morreu na manhã deste domingo em decorrência de uma pneumonia. Ele deixará saudade em todos nós. É uma perda terrível”, escreveu Bill Rogin, empresário do ator. 

Nascido em 24 de março de 1944, Ermey foi um membro da Marinha dos EUA antes de começar a atuar. O seu primeiro papel aconteceu em um outro clássico de guerra, “Apocalipse Now”, de Francis Ford Coppola. 

Mas foi a interpretação do desbocado e cruel sargento Hartman que levou Ermey ao estrelato. O trabalho rendeu ao ator uma indicação ao Globo de Ouro e uma série de outros papéis autoritários. 

“O sargento Hartman de “Nascido para Matar” era um homem duro e egoísta. O verdadeiro R. Lee Ermey era um homem de família e muito gentil”, escreveu Rogin. 

O último trabalho de Ermey foi a dublagem de um general em dois episódios de “Os Simpsons” em 2015.