Topo

Música

Banda Ghost põe referências ao Sepultura em capa de disco e substitui seu Papa

Divulgação
O novo Ghost, com o Cardinal Copia ao centro e agora uma máscara diferente para sua baixista Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/04/2018 10h12

O Ghost surgiu cheio de mistérios, liderado por seu "Papa" e fazendo um som que remete aos primórdios do metal e do rock. Prestes a lançarem seu quarto álbum, os suecos mantêm a tradição de atiçar seus fãs com vídeos e singles que dão pequenas luzes do que vem pela frente, mas sem revelar tudo. Desta vez, eles lançaram o single "Rats", com direito a clipe, e mostraram a capa do novo álbum, "Prequelle", que remete a um clássico do Sepultura.

Nesta semana, o Ghost -- que tocou no Rock in Rio de 2013 -- revelou o título e a capa de "Prequelle", que será lançado no dia 1 de junho. Não demorou, e os fãs, principalmente na página do Facebook "Ghost Brasil", acharam coincidências interessantes que a remetem a "Bestial Devastation", o EP de estreia do Sepultura.

Só de ver as imagens, o tema já é coincidente, inclusive com as asas vermelhas dominando a cena. Nas laterais, a presença de um ceifador e de cruzes são idênticas nas duas capas. Para fechar a equação, bastou lembrar que o líder da banda Tobias Forge, é um fã de death e thrash metal das antigas e tem certa capa tatuada em seu braço esquerdo... Exatamente a do "Bestial Devastation".

Reprodução/Facebook
Capas de "Prequelle" e "Bestial Devastation" tem claras semelhanças Imagem: Reprodução/Facebook

Apesar da referência a uma banda pesada, como o Sepultura, o Ghost segue com sua sonoridade que remete inclusive ao pop. O single "Rats" mostra uma tentativa de levar a banda a produzir hinos do rock de arena de nomes como Ozzy Osbourne.

O outro detalhe que vem deixando os fãs curiosos é quanto à tradição de cada disco ter um "líder" diferente nos vocais. Até aqui, foram figuras de papas: Papa Emeritus I, II e III. O vocalista, é claro, segue o mesmo, mas seu personagem é que muda. O último foi o jovial Papa Emeritus 3, deixando a batina e tendo performances mais soltas.

Agora, foi diferente. Um vídeo introduziu o Cardinal Copia, que, de acordo com a história contada, não é da linhagem de sangue dos anteriores, traz máscara e pinturas mais simples e deve chegar para causar. É o que se vê no clipe lançado nesta sexta-feira para Rats - e que já chega a 250 mil views no Youtube:

Um outro detalhe é que os músicos, chamados simplesmente de "The Nameless  Ghouls", ganharam nova máscara, com pequenas alterações. Eles aparecem, agora, em quatro, e não em cinco. Outra diferença é que agora há uma máscara de mulher, muito provavelmente ocupando o cargo de baixista - na última turnê uma mulher tocou baixo; o clipe de "Rats" não mostra quem toca baixo.

Enquanto essas mudanças são apresentadas, resta a dúvida: quanto mais será que o Ghost vai aprontar até este lançamento em 1 de junho? Só o tempo dirá...

Veja como o Cardinal Copia foi apresentado, antes do clipe de "Rats":

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!