Topo

Ator coreano Soon-Tek Oh, dublador do pai de Mulan, morre aos 85 anos

Soon-Tek Oh (à direita) contracena com Chuck Norris em "Braddock II - O Início da Missão" (1985) - Reprodução
Soon-Tek Oh (à direita) contracena com Chuck Norris em "Braddock II - O Início da Missão" (1985) Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

07/04/2018 17h41

O ator coreano Soon-Tek Oh, mais conhecido recentemente por ser o dublador do pai da personagem Mulan (na versão original e também na chinesa), morreu aos 85 anos nos Estados Unidos, informou a imprensa americana neste sábado (7).

Além das produções da Disney, ele também participou de diversas séries de TV de sucesso, incluindo MacGyver, "M*A*S*H", "As Panteras", "Magnum", "Zorro" e "Hawaii Five-O". No cinema, apareceu em filmes como “007 contra o Homem da Pistola de Ouro” e “Um Ninja da Pesada, “Good Guys Wear Black” (1978),  "Braddock II - O Início da Missão" (1985) e “Yuki Shimoda” (1985), entre outros.

Voz importante no meio artístico, Soon-Tek Oh é considerado um dos primeiros atores de origem asiática a fazer sucesso nos Estados Unidos e a lutar pela inclusão de pessoas de origem asiática no entretenimento americano, desde que participou do elenco original do musical "Pacific Overtures", de Stephen Sondheim.

Em 1965, ele se tornou dos primeiros membros da organização teatral East West Players, que defendia o trabalho da comunidade ásio-americano e oferecia programas educacionais.

Em 1995, ele criou o grupo de teatro coreano-americano Society of Heritage Performers, que mais tarde se transformou no Lodestone Theatre Ensemble. Desde 2005, ele vinha trabalhando como professor na Universidade Nacional de Economia de Seul.