Topo

Lula cobra Fernando Morais sobre biografia: "Estou quase pra morrer"

O escritor Fernando Morais (à esquerda) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participam de evento literário em Cuba, em 2013 - AP Photo/Ismael Francisco, Cubadebate
O escritor Fernando Morais (à esquerda) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participam de evento literário em Cuba, em 2013 Imagem: AP Photo/Ismael Francisco, Cubadebate

Do UOL, em São Paulo

07/04/2018 14h21

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou o escritor Fernando Morais sobre sua biografia, durante seu primeiro discurso público, neste sábado (7), após ter a prisão decretada. "Eu estou quase pra morrer e você não termina minha biografia", disse Lula, em tom de brincadeira, ao avistar Morais em cima do carro de som no ato político em São Bernardo do Campo (SP).

A biografia de Lula foi anunciada por Morais em 2011, logo após o fim do segundo mandato do político como presidente. A ideia inicial do escritor era contar a trajetória do petista até a chegada à presidência. Em 2015, no aniversário de 70 anos de Lula, o autor chegou a falar, em um vídeo em que parabenizava o amigo, que "o livro está prontinho, só falta escrever".

Fernando Morais é amigo pessoal de Lula e virou um dos ícones da esquerda após a publicação de "A Ilha", livro-reportagem sobre Cuba lançado em 1976. Morais também é autor das biografias "Olga", de Olga Benário, "Chatô - O Rei do Brasil", de Assis Chateaubriand, e "O Mago", de Paulo Coelho.

Neste sábado, o escritor acompanhava o discurso de Lula que aconteceu em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos. Lula convocou o ato em homenagem à ex-primeira dama Marisa Letícia, na data de seu aniversário.

Condenado em primeira e segunda instância pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, o ex-presidente deve seguir para um dos postos da Polícia Federal e se entregar ainda hoje.