Topo

Netflix ameaça retirar seus filmes do Festival de Cannes, diz site

Orson Welles acompanha gravação do filme "The Other Side of the Wind" - Divulgação
Orson Welles acompanha gravação do filme "The Other Side of the Wind" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

06/04/2018 16h14

Uma rixa entre Netflix e o Festival de Cannes pode ter ganhado proporções ainda maiores.

Fontes revelaram ao "The Hollywood Reporter" que a Netflix está ameaçando retirar seus filmes do maior festival do cinema do mundo depois do diretor do evento, Thierry Fremaux, afirmar no último mês que não vai exibir nenhuma produção do serviço de streaming.

A situação ainda não é confirmada, e uma decisão final não será divulgada até o festival anunciar as atrações no dia 12 de abril.

Quem mais perde com a medida da Netflix, caso realmente aconteça, são alguns diretores consagrados. Entre os possíveis projetos da empresa a entrar para as competições principais de Cannes estão "The Other Side of the Wind", uma versão completa do filme de Orson Welles, e Paul Greengrass ("A Supremacia Bourne"), que está prestes a lançar "Norway".

No ano anterior, a organização já havia anunciado que nenhum filme que não entrasse em cartaz na França ganharia destaque no festival. Já que os projetos da Netflix entram direto no digital, consequentemente, eles não concorreriam em nenhuma categoria de Cannes. 

A polêmica entre Netflix e o cinema tradicional já vem há alguns anos, desde quando o serviço de streaming ganhou uma força gigantesca na indústria.