Topo

"Jeremias - Pele": Graphic novel da Turma da Mônica vai falar de racismo

Capa da graphic novel "Jeremias - Pele" - Divulgação
Capa da graphic novel "Jeremias - Pele" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/03/2018 18h35

O universo da Turma da Mônica vai entrar na discussão de um dos assuntos quentes dos últimos tempos: racismo. A graphic novel "Jeremias - Pele" trará uma reinterpretação do personagem da turminha, em que ele lidará pela primeira vez com o preconceito por causa da cor de sua pele. A revista faz parte da série Graphic MSP, que são HQs produzidas por diversos artistas brasileiros, que recriam traços e roteiros com os personagens.

A história é assinada pelo roteirista Rafael Calça, ao lado do desenhista Jefferson Costa, que se inspiraram em suas próprias experiências para colocar no papel as situações pelas quais Jeremias e seus pais passam.

“Logo que o roteiro e os esboços me iam sendo apresentados, tive uma sensação: os dois colocaram o coração naquelas cenas”, escreve Mauricio de Sousa em seu prefácio. “'Pele' me ajudará, inclusive, a corrigir uma injustiça histórica: apesar de ser um de meus primeiros personagens, o Jeremias nunca havia protagonizado uma revista sequer. E o faz, agora, em grande estilo.”

O rapper Emicida assina o texto da quarta capa: “A ausência de referências positivas nos rouba o direito de imaginar, estabelece um teto para nossos sonhos. Minhas lágrimas correram pelo rosto ao ler 'Jeremias - Pele'. Eu a vivi inteira tantas vezes".

A publicação, de 96 páginas, será publicada em abril, em capa dura (R$ 41,90) e brochura (R$ 31,90).

Graphic MSP é uma linha de publicações que derivou do projeto MSP 50 - Mauricio de Sousa Por 50 Artistas, que começou em 2009, para comemorar o cinquentenário de carreira do criador da Turma da Mônica. 

Um dos trabalhos dessa série, "Turma da Mônica - Laços" está sendo adaptada para o cinema em longa-metragem em live-action dirigido por Daniel Rezende (de "Bingo - O Rei das Manhãs"). Além disso, o Astronauta das Graphics MSP ganhará uma série animada.