Topo

Muito treino e... balé? Como a dança ajudou Alicia Vikander em Tomb Raider

Alicia Vikander é Lara Croft em "Tomb Raider: A Origem" - Reprodução
Alicia Vikander é Lara Croft em "Tomb Raider: A Origem"
Imagem: Reprodução

Natalia Engler

Do UOL, em São Paulo

20/03/2018 04h00

Você provavelmente já sabe que astros de filmes de ação passam meses se preparando fisicamente e treinando para as cenas de luta parecerem reais no cinema. Mas Alicia Vikander, a nova Lara Croft de "Tomb Raider: A Origem", que estreia nesta quinta (15), contou com uma vantagem inusitada em sua preparação.

A atriz de 29 anos frequentou a escola do Balé Real da Suécia até os 18 anos, e ensaiava três a quatro horas todo dia antes de largar a dança para se dedicar totalmente à atuação. Mas mesmo assim, o balé a ajudou em algumas das partes mais difíceis de seu maior papel até agora.

A atriz Alicia Vikander em ensaio para a revista "Du Jour" em 2015 - Reprodução - Reprodução
Alicia voltou a vestir as sapatilhas em um ensaio para a revista "Du Jour" em 2015
Imagem: Reprodução

"Minha experiência como bailarina certamente ajudou", contou a sueca em entrevista ao UOL, durante sua passagem por São Paulo em dezembro do ano passado. "Todos os filmes de ação, mesmo quando parece que é muito improvisado, com tropeços, quedas, chutes e socos, é tudo coreografado. Porque você precisa repetir várias vezes de ângulos diferentes. Acho que meu treino como dançarina me ajudou a pegar as coisas mais rápido", revela.

É claro que, mesmo assim, Vikander teve que pegar pesado para desenvolver os músculos bem definidos que aparecem na tela. "Tive o privilégio de ter quatro meses para me preparar fisicamente. Foi difícil treinar, e durante as filmagens eu estava na academia às 5h15, antes de ir para o set", conta.

Leia também

"Como nossa história tenta se aproximar da realidade, eu queria que fosse plausível que ela acabasse nessa aventura, nessa ilha, tendo que sobreviver e sendo uma garota forte. O trailer ainda não revelou muito da história, mas vocês vão ver no filme que tem razões para ela ter certas habilidades físicas, que também vão fazer você acreditar que ela poderia fazer todas essas coisas depois".

Na nova versão, encontramos uma Lara Croft mais jovem, que ainda está digerindo o desaparecimento do pai 7 anos antes quando encontra pistas que podem levar a seu paradeiro. Ela então embarca em uma aventura que vai ajudá-la a se transformar na heroína que já conhecemos.