Topo

1ª exibição de "Jogador Nº 1" tem problemas, mas é aclamada: "Obra-prima"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

12/03/2018 08h51

O novo filme de Steven Spielberg, “Jogador Nº 1”, teve sua primeira exibição neste domingo, no festival SXSW. E, apesar de dois problemas técnicos paralisarem a sessão, o resultado final foi de elogios à produção. A imprensa norte-americana, em geral, aprovou o filme, a ponto de a “Forbes” destacar o trabalho como uma “obra-prima instantânea”.

Em dois momentos, a exibição teve problemas com som e imagem e precisou ser interrompida - a primeira delas já com mais de 1h30min de filme decorridos. Ainda assim, a sessão acabou bem. Steven Spielberg e outros integrantes da produção subiram ao palco e foram aplaudidos.

Um dos detalhes que atrai em “Jogador Nº 1” são suas referências à cultura pop dos anos 1980 e 1990. Trailers do filme já mostraram aparições de Superman, Batman, o brinquedo assassino Chucky, entre outros.

Em uma resenha na Forbes, o filme foi aclamado. "É um grande filme e será reverenciado por gerações. Apesar de alguns buracos no enredo serem grandes, 'Jogador Nº 1' me bagunçou”, disse Charlie Fink, que assina o texto.

A Variety destacou as lutas entre personagens que são inspirados na cultura pop, como o Iron Giant e o Mechagodzilla. “Toda vez que uma criatura dessas, é muito legal. O filme conta uma história que tira o fôlego e tem relativa coerência, em uma explosão de elementos da cultura pop.”

Para a "Hollywood Reporter", "o livro ganha o filme que merece".

“Jogador Nº 1” é baseado no livro de Ernest Cline de mesmo nome, lançado em 2011. Nele, a trama se passa em 2044, durante um cenário catastrófico da natureza e em que as pessoas passam mais tempo no Oasis, uma realidade virtual em que é possível estudar, trabalhar, jogar e interagir com outros. Personagem principal, Wade Watts (Tye Sheridan) se junta a outros jogadores quando o criador do Oasis, James Halliday (Mark Rylance) morre. Eles tentam achar a chave de um quebra-cabeça para ficar com sua fortuna.

Veja outras opiniões:

"Sim, eu AMEI 'Jogador Nº 1'. É, talvez, o mais nerd filme já feito. Estou muito feliz", Eric Vespe escreve sobre entretenimento para o The Know.

"'Jogador Nº 1' é nerd pra caramba, é difícil não deixar o cinema com um sorriso no rosto. Pura alegria de Spielberg", Frank Pallotta, repórter da CNN.

"É um clássico Steven Spielberg. Tem as referências, os efeitos ferozes e as músicas dos anos 1980, mas também o charme, o coração, o humor e a trilha sonora de Alan Silvestro. Eu amei, assim como a plateia do SXSW. Pode se animar", Erik Davis, do site Fandango