Topo

Quem é a Cheetah, vilã do próximo filme da Mulher-Maravilha?

Cheetah e Mulher-Maravilha nos quadrinhos - Reprodução
Cheetah e Mulher-Maravilha nos quadrinhos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/03/2018 04h00

Nessa semana, a diretora Patty Jenkins confirmou que a atriz Kristen Wiig (de "Caça-Fantasmas") será a Cheetah, rival da Mulher-Maravilha em "Mulher-Maravilha 2". Mas, afinal, que ameaça essa personagem representa para a super-heroína?

Isso depende. Nos quadrinhos, a Cheetah (ou Mulher-Leopardo, como em algumas traduções no Brasil) é uma das maiores inimigas da Mulher-Maravilha e já foi representada de quatro maneiras diferentes. Ainda não foi revelada qual dessas interpretações será colocada no cinema.

A personagem foi criada por William Moulton Marston (o mesmo da Mulher-Maravilha) em outubro de 1943. Na sua primeira versão ela era a aristocrata Priscilla Rich, que após ser ofuscada pela Mulher-Maravilha em um evento de caridade entrou em um colapso mental e passou a se vestir e agir como um leopardo, tentando se vingar da heroína com um uniforme que tinha perigosas garras.

A segunda Cheetah, criada em 1980, foi a ativista Deborah Domaine, sobrinha de Priscilla Rich, que foi forçada a usar o traje após a morte da tia. Assim como a antecessora, ela não tinha superpoderes, mas era extremamente habilidosa em combate. 

Em 1987, surgiu uma nova Cheetah, a arqueóloga britânica Barbara Ann Minerva. Ela virou uma rival poderosa para a Mulher-Maravilha, uma vez que tem superforça e supervelocidade, graças a uma maldição que a transformou em metade humana, metade felino. Na atual versão dos quadrinhos, antes de sua transformação em uma excursão à selva africana, Minerva teve uma forte ligação de amizade com a Mulher-Maravilha, o que deixa o confronto entre as duas mais dramático.

Já nos anos 2000, o traje de Cheetah foi parar por um breve período nas mãos do empresário argentino Sebastian Ballesteros, em uma versão que é improvável que vá ao cinema.