Topo

O horror de "The Handmaid's Tale" finalmente chega ao Brasil

Elisabeth Moss é June em "The Handmaid's Tale" Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

09/03/2018 04h00

“The Handmaid’s Tale” foi uma das séries que mais deu o que falar em 2017. Retrato de um futuro distópico e assustador pouco amigável às mulheres, a produção baseada no livro “O Conto da Aia”, da canadense Margaret Atwood, arrebatou os prêmios de melhor série dramática no Emmy, no Globo de Ouro e no Critic’s Choice Award. E finalmente chega ao Brasil: a estreia é neste domingo (11) pelo canal pago Paramount.

A história acompanha June (Elisabeth Moss), uma mulher que – assim como as outras americanas – perde completamente seus direitos após os Estados Unidos levarem um golpe que instaura um regime totalitário e religioso em meio a uma crise de fertilidade. Separada de seu marido e sua filha, ela é transformada em uma aia, uma mulher que é obrigada a gerar os filhos dos casais da elite do país e que, para tal, é rotineiramente estuprada em um ritual chamado “a cerimônia”. Ela também passa a ser chamada de Offred (de Fred, uma referência ao nome de seu comandante).

Veja também

Veja mais

Em meio ao avanço de medidas contra os direitos reprodutivos das mulheres nos Estados Unidos e no mundo, a série ganhou relevância e se tornou também símbolo de resistência -- muitas mulheres, inclusive, adotaram o robe vermelho das aias como uniforme de protestos.

O-T Fagbenle em cena da série; ator interpreta Luke Imagem: Divulgação

“Acho que o material de origem, da Margaret Atwood, é uma grande obra da literatura e traz alguns elementos essenciais com os quais muitas pessoas lidam hoje, seja regimes opressivos, o patriarcado, ou perda de direitos. De alguma forma, muitas pessoas podem se identificar”, diz ao UOL o ator O-T Fagbenle, que na série vive Luke, marido da protagonista.

E o contexto favorece a identificação. “Handmaid’s Tale” estreou nos Estados Unidos meses antes do #MeToo, o movimento que ganhou força nas redes sociais com as denúncias de casos de assédio e abuso sexual dentro de Hollywood – e mais tarde se estendeu a outras áreas. Para o ator, a coincidência mostra que a série está dentro da luta maior por igualdade que as mulheres vêm travando há anos.

“Esses movimentos são muito importantes e deram início a uma conversa sobre a situação das mulheres, sobre a desigualdade e a injustiça que elas enfrentam, e nossa série está em meio a esse contexto”, reflete. “Mas acho que o mais importante não é o que está acontecendo com uma celebridade ou em uma série de TV, mas sim as mulheres estarem denunciando e pressionando governos a promover mudanças”.

Criando um clima aterrorizante, a série toca em temas pesados que são recorrentes no noticiário internacional: o aborto, a condenação de vítimas de violência sexual, a violência contra a população LGBT e outras minorias e a violência do Estado contra aqueles que se opõem a ele. E Fagbenle acredita que a produção tem o potencial de fazer os espectadores encararem esses e outros assuntos de forma diferente. “Acho que provavelmente muitas pessoas que veem a série já são mente aberta, mas sempre haverá coisas que desafiam as nossas crenças e que podem esclarecer algumas ideias que nós temos”.

Segunda temporada

ATENÇÃO: O texto abaixo tem spoilers. Não leia se não quiser saber o que acontece. 

A demora na estreia de “Handmaid’s Tale” no Brasil criou uma situação inusitada: apenas um mês após ser lançada aqui, a série levará ao ar nos Estados Unidos sua segunda temporada, exibida pelo Hulu, um serviço de streaming ainda não disponível por aqui.

Quem já está em dia com a produção sabe que Luke conseguiu escapar e se refugiar no Canadá, uma jornada que foi tema central de um dos episódios da série. E esse capítulo, em particular, representou um desafio para o ator. “Eu fiquei muito preocupado, na verdade, porque June e as aias estavam em um mundo que tinha uma configuração muito específica, enquanto Luke estava fugindo, do lado de fora”.

Ao fim da temporada, Luke reencontrou a amiga Moira (Samira Wiley), que também conseguiu escapar. E a nova temporada mostrará mais de perto a vida dos dois como refugiados. “Eu nunca sei o quanto posso dizer, porque se eu dizer demais, vão me torturar”, brinca. “Luke e Moira são refugiados que passaram por um trauma muito sério, e agora vamos ter uma oportunidade de explorar isso com mais profundidade, olhar para as complexidades e contradições de ser um refugiado nesse mundo em particular”.

"The Handmaid's Tale"
Onde: Paramount Channel
Quando: domingos, às 21h.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O horror de "The Handmaid's Tale" finalmente chega ao Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade