Topo

De susto no Instagram a parceria: cantora conta como é a Anitta como chefe

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

09/03/2018 14h51

Quando Clau se deparou com uma curtida do fenômeno Anitta em seu Instagram, pensou que era engano. Mal sabia a cantora que aquele era apenas o primeiro sinal de uma mudança significativa e rápida na sua vida.

A gaúcha de 21 anos é hoje uma das pupilas da Anitta empresária, uma ideia que surgiu após a maior estrela pop do Brasil triunfar cuidando de sua própria carreira. Cinco meses depois daquela curtida, Clau mudou de cidade, lançou um disco, conheceu artistas internacionais, cantou para uma multidão a perder vista no Carnaval de rua do Rio e lançou um clipe que soma 4 milhões de visualizações.

O contrato com a empresária é grande, mas não é o primeiro triunfo da menina que começou aos 15 anos com vídeos de cover no YouTube. Clau já era contratada da Universal. Foi o presidente da gravadora que mostrou o trabalho dela para Anitta.

"Ela me seguiu no Instagram um dia do nada. Eu não sabia o que estava acontecendo. Fiquei sem acreditar. Saí correndo pela casa, fiz um escândalo. Saí contando pra todo mundo, mandando mensagem", relembra a cantora sobre o primeiro contato com sua atual empresária.

"Mas aí desconfiei, pensei que fosse engano. Dava um 'refresh' a cada 5 segundos na minha conta. Quando entendi que ela realmente estava me seguindo, resolvi avisar a galera que trabalha comigo. Eles me pediram para ter calma. Até que recebi uma ligação cinco minutos depois do Paulo [Lima], o presidente da gravadora: 'Clau, tá sentada? A Anitta quer ser sua empresária'."

Depois de assinar com Anitta, Clau saiu definitivamente de Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, e passou a viver no Rio de Janeiro, mesma cidade de sua empresária. De lá, ela aprende na prática enquanto acompanha a agitada rotina de shows de uma das artistas mais solicitadas do Brasil.

Pouca idade, muita experiência

Clau e Anitta - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Clau e Anitta: cantora gaúcha é a aposta da poderosa como empresária
Imagem: Reprodução/Instagram

A vivência ajuda e muito a cantora gaúcha a entender o que está por vir. "Às vezes um empresário não tem essa vivência de artista. Ela é a pessoa mais completa possível para me ajudar nisso. Tem o conhecimento de empresária, mas também tem a vivência para saber como é ser uma artista nova, começando, todas as minhas necessidades, inseguranças... Ela sempre está ali para me ajudar", reconhece Clau, que se diz à vontade ao lado da empresária. "É muito bom estar nesse meio e ver que a Anitta é gigante, e mesmo assim posso fazer coisas com ela que faria com minhas amigas lá em Passo Fundo."

A diferença de idade delas, de apenas três anos (Anitta tem 24), também facilita o convívio. "O trabalho dela como empresária nos deixa super próximas. Ela precisa saber minhas necessidades e eu também preciso me abrir com ela. Tenho que ceder em alguns momentos, tenho consciência de que ela tem muito mais vivência do que eu. É uma relação próxima, mas não é só essa coisa de trabalho, é muito de parceria também, de amizade", destaca.

Vale lembrar que aos 21 anos Anitta já tinha estourado com o hit "Show das Poderosas", mas ainda estava a um ano do sucesso que mudaria sua carreira, "Bang", que só veio aos 22.

"Se eu já fiquei emocionada por ela saber que eu existia, imagina quando soube que ela viu potencial em mim e queria trabalhar comigo? Tantas pessoas querendo chegar até a Anitta, ter o contato, a aproximação. E ela enxergou alguma coisa em mim. É muito especial. Quando eu vi já estava no Rio de Janeiro trabalhando junto com ela. Foi tudo muito rápido, não deu nem tempo de pensar", conta a cantora sobre as experiências dos últimos meses.

Pop com rap e R&B

Clau, nome artístico de Ana Claudia Riffel, hoje se define como artista pop, mas carrega DNA do rap e R&B na sua música. A identificação com o ritmo já aparecia nos seus primeiros covers (Alicia Keys, Beyoncé, Frank Ocean, Criolo e Bruno Mars) e passou para os trabalhos autorais. A cantora escreve as próprias letras e chegou a cantar em grupos de rap na adolescência. Uma das faixas de seu EP, "Me Sentir" é uma parceria com o rapper carioca Luccas Carlos.

"Fui por conta própria buscando referências. Não tinha dentro de casa [ela é a primeira artista da família], mas eu me inspirei muito em outros artistas. Beyoncé, Laurin Hill, divas do R&B que mostram que a mulher pode ter uma voz potente, mas também pode dançar. Pode cantar uma música emocionante e outra pra se divertir. Mostrar toda a sua versatilidade", explica Clau sobre o que pretende com seu trabalho.

Parceria em breve

A cantora Clau - Divulgação - Divulgação
A cantora Clau nos bastidores de gravação do clipe de "Relaxa"
Imagem: Divulgação

"Relaxa", primeira música de trabalho lançada depois que Clau assinou com Anitta, tem batida pop e um clipe nada óbvio. A música já estava pronta, garante a cantora e compositora, mas o vídeo foi pensado pela empresária. Anitta juntou seus dois primeiros talentos —Clau e Micael— em uma locação, trabalhou nos bastidores, e de quase 24 horas de gravação surgiram dois clipes que se misturam.

"Achei a ideia genial porque os dois artistas estão no mesmo momento, de lançar um material novo, e ambos trabalhando com ela. As duas músicas também têm tudo a ver, uma batidinha com uma vibe mais verão, bem pra cima, romântica", diz. O visual também é bastante diferente dos outros dois clipes que Clau tinha lançado antes com a Universal ("Menina de Ouro" e "Não"). "Anitta trouxe essa ideia de ser de época, e é uma coisa que ninguém espera de mim. Eu não sou a princesinha óbvia que está no clipe."

O próximo passo da dupla é um trabalho que vai mostrar o talento das duas como cantoras. Depois de acompanhar a empresária nos bastidores de shows, gravações, entrevistas e premiações, Clau confirma que vai gravar uma música com Anitta. "A principal parceria mesmo que está vindo é com a Anitta. Vai ser uma música dela junto comigo, está chegando."