Topo

Artista francês vê plágio em pôsteres de "Han Solo: Uma História Star Wars"

Montagem postada por artista francês mostra capas de discos que teriam sido plagiadas em pôsteres de "Han Solo" - Reprodução/Twitter
Montagem postada por artista francês mostra capas de discos que teriam sido plagiadas em pôsteres de "Han Solo" Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

06/03/2018 16h28

Um artista francês acusou a Disney de ter copiado um trabalho dele de 2015 nos pôsteres de "Han Solo: Uma História Star Wars". Hachim  Bahous fez um post com um longo desabafo em que agradece de forma irônica a Disney por prestigiar o trabalho dele, mas pedindo os créditos.

O francês criou as capas de uma série de discos lançados pela Sony Music em 2015 que são bastante parecidas com o material de divulgação do filme ainda inédito.

Artista francês acusa a Disney de plágio em posteres de "Star Wars" - Reprodução - Reprodução
Print do desabafo do artista francês que diz ter tido seu trabalho plagiado pela Disney
Imagem: Reprodução

"Estou lisonjeado que a qualidade do meu trabalho foi reconhecida, mas ainda assim isso é pura e simplesmente uma falsificação. Ninguém me consultou pedindo permissão, e eu gostaria de ser creditado e pago por esse trabalho que eu fiz para a Sony", escreveu o designer.

Após a repercussão, Hachim acabou apagando o post, que tinha outras pessoas envolvidas no trabalho de 2015 marcadas. Mas era tarde demais. Os prints do desabafo já tinham viralizado na internet. A Disney ainda não se posicionou sobre a polêmica, e não se sabe se houve um acordo. "Han Solo: Uma História Star Wars" estreia no Brasil em 24 de maio.

Veja abaixo os pôsteres envolvidos na polêmica: