Fernando Meirelles questiona Oscar para "A Forma da Água": "É isso mesmo?"
Fernando Meirelles, um dos cineastas brasileiros mais respeitados internacionalmente, questionou a escolha da Academia de premiar "A Forma da Água" como melhor filme. "Li hoje que A Forma da Água ganhou um prêmio de melhor filme. É isso mesmo? Não compreendo mais os norte-americanos", desabafou o diretor de "Cidade de Deus" em seu Twitter.
Muitos duvidavam que "A Forma da Água" levaria prêmios importantes na noite, por ser um filme de fantasia, gênero poucas vezes reconhecido no Oscar, e pela acusação de plágio que vem enfrentando. Uma ação apresentada à Justiça americana no último mês pelo filho do autor David Zindel afirma que Del Toro copiou o enredo original da peça "Let Me Hear You Whisper".
O diretor brasileiro, no entanto, não deixou clara qual seria sua crítica ao filme dirigido pelo mexicano Guillermo del Toro, que também levou o prêmio de melhor direção pelo filme na noite de domingo (4).
Em 2004, Meirelles fez história para o Brasil ao ganhar uma indicação ao Oscar de melhor diretor por "Cidade de Deus", filme que é sinônimo de cinema brasileiro para os norte-americanos. Na época, ele perdeu a estatueta para Peter Jackson, de "O Senhor dos Anéis".
Em 2006, o drama dirigido por Fernando Meirelles "O Jardineiro Fiel" levou 4 indicações ao Oscar e uma estatueta de melhor atriz coadjuvante para Rachel Weisz. Outro trabalho internacional do diretor brasileiro é "Ensaio Sobre a Cegueira" (2008), filme baseado na obra de José Saramago que é uma coprodução entre Brasil, Canadá e Japão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.