Topo

Oscar muda envelopes depois de gafe com melhor filme de 2017

Estatuetas do Oscar nos bastidores da 89ª edição da premiação, em 26 de fevereiro de 2017 - Chris Pizzello/Invision/AP
Estatuetas do Oscar nos bastidores da 89ª edição da premiação, em 26 de fevereiro de 2017 Imagem: Chris Pizzello/Invision/AP

Do UOL, em São Paulo

04/03/2018 23h38

O envelope com os nomes dos vencedores do Oscar de 2018 é praticamente a prova de erros. Depois da gafe do ano passado, quando "La La Land" foi anunciado no lugar de "Moonlight", os organizadores da festa mudaram radicalmente o formato do envelope, deixando o nome da categoria com grande destaque.

Envelope - Kevork Djansezian/Getty Images/AFP - Kevork Djansezian/Getty Images/AFP
Envelope do Oscar de 2017
Imagem: Kevork Djansezian/Getty Images/AFP
Em 2017, o erro aconteceu quando um representante da PwC, empresa que faz auditoria na cerimônia, entregou para os apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway o envelope de melhor atriz. Como a vencedora da categoria foi Emma Stone por "La La Land", os apresentadores se confundiram e acabaram anunciando o nome errado do vencedor de melhor filme.

O erro só foi corrigido depois de alguns minutos, quando os produtores de "La La Land" já estavam no palco com o Oscar nas mãos. O momento é considerado uma das maiores gafes da história da premiação.

Com o envelope de 2018, dificilmente o erro se repetirá, uma vez que o nome da categoria está com um destaque muito maior. Além disso, outras medidas pare evitar gafes foram anunciadas, como o aumento no número de auditores ao lado do palco e a proibição do uso de telefones celulares (que causou distração no ano passado).