Topo

Como a Academia decide os homenageados da lista "in memoriam" do Oscar

Momento "In Memoriam" é um dos mais esperados na cerimônia do Oscar - Kevin Winter/Getty Images
Momento "In Memoriam" é um dos mais esperados na cerimônia do Oscar Imagem: Kevin Winter/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/02/2018 04h00

É fato que quem assiste à cerimônia do Oscar está ansioso para saber quem serão os premiados daquele ano. Mas outro momento bastante aguardado é o "in memoriam", uma homenagem que lembra as grandes perdas da indústria no último ano.

O que pouca gente sabe é que o momento que dura cerca de 4 minutos leva muito mais tempo do que isso para ser preparado. Membros da Academia se reúnem mais de um mês antes da cerimônia, em janeiro, para decidir quem serão os escolhidos. A reunião dura longas horas.

"O que vale é o status. É impossível ser apenas justo nessas horas", diz sem se identificar um dos envolvidos na decisão. "Todo ano tentamos colocar mais pessoas de áreas técnicas, como editores e diretores de arte. A escolha é feita com base na importância da pessoa para o seu campo. Não vale colocar apenas estrelas do cinema e grandes diretores", explica ele à Vanity Fair.

800 nomes reduzidos a 40

A tarefa do grupo realmente não é simples. Uma lista que pode começar com 800 nomes tem de ser reduzida para 200 personalidades, que estarão em uma galeria online no site oficial do Oscar momentos depois da exibição da homenagem. Dessas 200, apenas 40 ou 45 nomes terão destaque no vídeo exibido no telão no dia da cerimônia de entrega das estatuetas. O vídeo só é editado às pressas se um grande nome morre às vésperas da premiação.

"O 'in memoriam' costumava destacar apenas os rostos mais conhecidos de Hollywood. Hoje reconhecemos os talentos individuais de cada campo e do mundo inteiro", diz um dos responsáveis pela seleção. Entre os brasileiros que já foram homenageados da cerimônia estão os cineastas Hector Babenco, argentino naturalizado brasileiro que morreu em 2016, e Eduardo Coutinho, morto em 2014.

Jerry Lewis, Roger Moore, Bill Paxton e George Romero são alguns dos nomes que muito provavelmente estarão no momento "in memoriam" da 90ª edição do Oscar. A cerimônia acontece no próximo domingo (4), a partir das 20h30 (horário de Brasília), com transmissão no Brasil pelo canal TNT.