Topo

Guillermo Del Toro nega que "A Forma da Água" foi inspirado em peça teatral

Guillermo  del Toro (esq.) e elenco do filme "A Forma da Água" recebem prêmio do Sindicato dos Diretores - Chris Pizzello/Invision/AP
Guillermo del Toro (esq.) e elenco do filme "A Forma da Água" recebem prêmio do Sindicato dos Diretores Imagem: Chris Pizzello/Invision/AP

Do UOL, em São Paulo

22/02/2018 10h02

O diretor Guillermo Del Toro negou que o filme "A Forma da Água" seja um plágio da peça teatral "Let Me Hear You Whisper", de Paul Zindel, escrita em 1969.

Del Toro foi acusado de plágio nesta quarta-feira (21) pelo filho do autor David Zindel. O longa-metragem recebeu 13 nomeações ao Oscar deste ano.

"Eu nunca li ou vi a peça teatral", disse o diretor ao site americano "Deadline". "Eu nunca ouvi falar sobre essa peça antes de fazer 'A Forma da Água', e nenhum dos meus colaboradores mencionaram a peça", completou.

Porém, de acordo com a acusação, o produtor Daniel Kraus, que propôs o filme a Del Toro, é um grande admirador da obra Zindel, assim como o cineasta, e teria apresentado a ideia de história no mesmo ano em que a peça foi ao ar na TV americana.

A Fox Searchlight também divulgou um comunicado apoiando Del Toro.

"As acusações do senhor Zindel não têm fundamento, são totalmente sem mérito e vamos nos defender. Além disso, a queixa parece coincidir com o ciclo de votação do Oscar para pressionar o nosso estúdio a se pronunciar rapidamente. Em vez disso, nós vamos nos defender vigorosamente e, por extensão, este filme inovador e original".