Topo

Artista acusa Kendrick Lamar de plágio em clipe de "Pantera Negra"

Reprodução/Facebook
Obra de Lina Iris Viktor, que acusa videoclipe de "Pantera Negra" de plágio Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

21/02/2018 07h21

O rapper Kendrick Lamar e a cantora SZA viraram alvo de processo na Justiça dos Estados Unidos, acusados de plágio no clipe que produziram para a trilha sonora do filme “Pantera Negra”. A artista Lina Iris Viktor afirma que foram usadas obras suas no vídeo, sem autorização.

Segundo o "TMZ", Lina alega que as obras "Constellations I," "Constellations II" e "Constellations III" viraram algo de plágio e que ela foi procurada pela produção do filme e do clipe, mas se recusou a ceder direitos para as imagens serem usadas ou influenciarem o videoclipe “All the Stars” - que é atualmente a segunda música mais tocada no Spotify no mundo e tem 26 milhões de visualizações no YouTube.

Reprodução/Youtube
Trecho do clipe de Kendrick Lamar para a trilha sonora de "Pantera Negra" Imagem: Reprodução/Youtube

Lina diz que foi contatada em 2016 e no último mês de janeiro, pedindo que ela cedesse o material ou ajudasse na criação de um novo, mas a artista negou. De acordo com os documentos, ela acusa o estúdio de usar “uma violação nas leis federais e uma afronta à artista, seu trabalho e seu legado, além de ser uma afronta para todos os artistas.”

A artista ainda afirma que o videoclipe imita “seu olhar e sensibilidade únicos e usa elementos específicos de propriedade artística, como animais mitológicos estilizados, formas geométricas, o fundo preto, texturas e padrões”.

Na Justiça, Lina pede que Kendrick e SZA sejam proibidos de usar as imagens para promover a trilha sonora de “Pantera Negra”.

headshot season beckoning a new era. studio. november 2016. #LinaIrisViktor

Uma publicação compartilhada por ? ???????? ???LINA IRIS VIKTOR (@linairisviktor)

em

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Rap gringo