Topo

Após dominar bilheterias, "Pantera Negra" já pode sonhar com o Oscar 2019?

Nakia (Lupita Nyong"o), T"Challa (Chadwick Boseman) e Okoye (Danai Gurira) em "Pantera Negra" - Divulgação
Nakia (Lupita Nyong'o), T'Challa (Chadwick Boseman) e Okoye (Danai Gurira) em "Pantera Negra" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/02/2018 17h52

"Pantera Negra" foi um dos filmes mais esperados dos últimos anos e vem atendendo as expectativas da maioria. Arrancou elogios da crítica especializada e dos fãs, além de passar dos US$ 400 milhões na bilheteria mundial, quase alcançando na estreia do mercado norte-americano os US$ 220 milhões que "Liga da Justiça" demorou dois meses para arrecadar. Mas até onde vai esse hype em cima de T'Challa?

O filme "Corra!", dirigido por Jordan Peele, não chegou com o mesmo estrondo da produção da Marvel, mas a Universal Pictures fez de tudo para manter a produção visível, mesmo estreando quase um ano antes do Oscar 2017. E o resultado valeu a pena, afinal o terror psicológico entrou para a lista dos 10 melhores filmes do último ano escolhidos pela Academia, e que ainda colocou o cineasta novato na corrida por um prêmio individual.

Segundo indica a "Variety", a Marvel pode caminhar pelos mesmos trilhos para manter relevante o primeiro filme solo do herói negro e, quem sabe, disputar algumas categorias no Oscar 2019. Um das nomeações certeiras é de Ruth E. Carter, responsável pelo figurino do blockbuster, que já foi indicada ao maior prêmio do cinema por "Malcolm X" e "Amistad".

A ambientação magnífica da cidade de Wakanda também merece atenção especial da Academia, seja nos efeitos visuais, em maquiagem ou direção de arte. Caso tais quatro ou cinco quesitos técnicos de "Pantera Negra" sejam abraçados pelo Oscar, o filme já iriam dobrar o número de indicações recebidos por qualquer outra produção da Marvel.

Apenas "Homem de Ferro" (2008) e "Guardiões da Galáxia" (2014) possuem duas indicações cada ao Oscar.

A questão maior ainda fica com a categoria de melhor filme, que pode ter uma produção sobre um super-herói entre os indicados. Isso sem mencionar a importância que Ryan Coogler vai conquistando na indústria, com três filmes ("Fruitvale Station: A Última Estação", "Creed: Nascido Para Lutar" e "Pantera Negra") elogiados pela crítica aos 31 anos.