Topo

MC Loma: Como uma pernambucana de 15 anos foi do meme à aprovação de Anitta

MC Loma e as Gêmeas Lacração ganharam o Carnaval com produção caseira e clima de meme - Reprodução - Reprodução
MC Loma e as Gêmeas Lacração ganharam o Carnaval com produção caseira e clima de meme
Imagem: Reprodução

Tiago Dias

Do UOL, em São Paulo

08/02/2018 04h00

Hit de Carnaval que é bom vem de onde você menos espera e explode de forma espontânea no seu ouvido. Foi sem aviso que Jojo Todyinho atingiu em cheio com “Que Tiro foi Esse?” e é desse jeito que uma pernambucana de 15 anos chega para brigar por esse posto.

A música “Envolvimento” já é um dos maiores hits nas redes sociais, está entre as 20 músicas brasileiras mais ouvidas no Spotify e em 1° lugar na lista dos virais em todo o mundo na mesma plataforma de streaming. O motivo está logo nos primeiros versos da mistura de funk com o brega recifense: “Esse hit é chiclete na tua mente vai ficar”, canta MC Loma com a voz carregada de efeitos.

A estudante do ensino médio, moradora de Prazeres, bairro periférico de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, bateu dez milhões de visualizações em duas semanas com um clipe gravado de forma amadora (mas não menos genial) nas ruas do seu bairro e no quintal da casa de uma de suas vizinhas.

Junto com as amigas e dançarinas Mirella e Mariely Santos, 18, as Gêmeas Lacração, ela dança no chuveiro, pede carona em uma bicicleta e encara a câmera com a maquiagem feita com tintas neon: “É para chamar atenção mesmo”, revela Loma ao UOL. “É para brilhar”.

Tudo gravado em apenas um dia por Mirella, que junto com a irmã gêmea compõe as músicas do grupo. Nenhuma delas tem noção técnica para filmagem e até mesmo captação de voz. “A gente não sabe cantar, nem dançar. Estamos aprendendo agora”, assume Mirella. Mas mesmo com pouca idade e nenhuma experiência, essas meninas possuem tudo o que é necessário em dias de hits virais.

“A gente quis fazer algo para bombar, mas antes de tudo que fosse para gente se divertir”, explica Mirella. “Nós somos assim mesmo. Ninguém força. Quando a gente ri dá mesmo o gritinho ‘uaaai’, como tem na música. E sabíamos que isso ia viralizar”.

A referência pode até vir da avalanche de funks que surge diariamente nas redes, além dos clipes bem produzidos de Anitta, Katy Perry e Lady Gaga, mas a meta sempre foi clara: “Queremos ser a Fifth Harmony. Só que mais pobre”, diz Loma às gargalhadas. “É pra ser um meme, mas um meme profissional”.

Sem nenhuma propaganda, o clipe chegou a 30 mil visualizações apenas algumas horas após a publicação, virou assunto no canal do youtuber Felipe Neto e chamou atenção da cantora Solange Almeida.

O gritinho de Loma e o recado “Escama só de peixe” entrou no vocabulário das redes sociais, mesmo que ninguém soubesse do que se tratava. Para quem ainda não sabe, Loma explica: “Escamoso é uma gíria de maloqueiro, aqueles meninos que usam boné, e andam meio assim”, ela diz, enquanto curva o corpo e fecha a cara. “E escama quem tem é peixe, não é?”

Uma semana para realizar sonhos

Antenada em qualquer manifestação popular que viraliza, Anitta demorou apenas uma semana para pegar a letra e cantá-la no seu Stories do Instagram imitando a fã. Dias depois, Loma realizava o sonho de uma vida: subir ao palco com Anitta durante o show da cantora em Olinda, no último sábado (3).

Por ser menor de idade, e não ter autorização judicial para apresentações profissionais, Loma e as gêmeas apenas dançaram ao lado de Anitta, que se encarregou de cantar o sucesso. “Foi o dia mais incrível da minha vida”, conta a jovem ao UOL, em São Paulo, onde ela está para assinar um contrato com uma produtora e regravar o clipe em versão recauchutada, dessa vez com o Guarujá, no litoral paulista, como cenário, e com o selo da grife Kondzilla, canal dedicado a clipes de funk e o maior do Brasil no YouTube.

Em São Paulo, as amigas comeram no McDonald's e gravaram um clipe com o selo Kondzilla - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Em São Paulo, as amigas comeram no McDonald's e gravaram um clipe com o selo Kondzilla
Imagem: Reprodução/Instagram

De lá para cá, o mundo se abriu. Loma viajou de avião pela primeira vez, em uma viagem em que as amigas não seguraram o riso -- “São duas horas que todo mundo fica sério, sem falar nada. Já dá vontade de rir”, conta Mirella – e comeram no McDonalds pela primeira vez. Em um post no Instagram, Loma aparece comendo com o lanche na mão e agradece por mais um sonho realizado. Nos comentários, Anitta dividiu a sensação: “Eu também amo McDonalds! Tô feliz de ter mudado seus dias nem que fosse um pouco”.

Mas quem vê a rainha da internet hoje, nem imagina que há dois meses ela sofria bullying e mal dava as caras na rua. “Eu tinha umas amigas que me humilhavam. Eu me arrumava e elas me botavam para baixo. Tinha gente que me xingava de ‘coisa feia’.”

Foram suas companheiras na nova aventura que incentivaram Loma a sair da toca, sorrir mais e vestir o que queria. “Ela é a diva”, diz Mirely. Natural que estivesse no centro do trio. “Mirella me dizia: ‘Paloma, tu vai cantar’. Sua voz é engraçada, vai ficar engraçado”, relembra Loma.

Agora sob os holofotes, ela agora só observa. “As pessoas que me humilhavam só faltam beijar meu pé”, conta. “[Estar no clipe] ajudou minha autoestima. Sou muito maravilhosa”.

Nas próximas semanas, Loma terá que voltar às aulas. “Não sei o que esperar. Recebo algumas mensagens. Tem alguns que estão falando para eu não desistir, tem outros que me criticam. Mas eu não estou nem aí”, diz. E sentencia, ao seu modo: “No escuro da tua inveja eu brilho em neon”. As dançarinas acompanham com o grito: “uaaaaai”.