Topo

Morre dublador de "Yu Yu Hakusho", "Dexter" e de Will Smith em filme

Dublador José Luiz Barbeito, em foto de janeiro de 2018 - Arquivo Pessoal
Dublador José Luiz Barbeito, em foto de janeiro de 2018 Imagem: Arquivo Pessoal

Do UOL, em São Paulo

07/02/2018 14h47

Conhecido por ter dado voz a personagens como Dexter e Kazuma Kuwabara, o dublador José Luiz Barbeito morreu na madrugada de terça-feira, em Teresópolis (RJ). Depois de uma batalha contra o alcoolismo, seu corpo não resistiu e ele morreu de ataque cardíaco.

De acordo com o professor universitário João Araujo, amigo de Barbeito, o ataque cardíaco aconteceu quando ele estava dormindo, o corpo foi encontrado sem vida, pela manhã, na casa de recuperação em que ele se encontrava.

Dexter - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Entre as atuações mais famosas de Barbeito, ele deu voz a Dexter, do desenho animado “O Laboratório de Dexter”, a Kazuma Kuwabara, do anime “Yu Yu Hakusho”, e a Will Smith no filme “À procura da felicidade”. Ele também fez o Gato Féliz, Bob O Tomate em “Os Vegetais”, PicoDevimon em “Digimon” e foi a voz de Philip Seymour Hoffman em "O Grande Lebowski" e "Patch Adams: O Amor é Contagioso", entre outros.

“O Zé Luiz há muito tempo tinha problemas de álcool e depressão. No ano passado, um grupo de amigos soube da situação dele e se reuniu para ajuda-lo. Fomos procurar o pessoal da dublagem e naquele dia ele tinha ligado para uma dubladora e pedido de ajuda”, contou João, ao UOL.

“Ele estava em uma favela em Sepetiba e foi para uma casa de recuperação”, explicou João. Barbeito já não tinha familiares e por cerca de cinco anos lidava com o alcoolismo. “Ele foi perdendo tudo, vendendo tudo, por não ter trabalho. As pessoas vinham ajudando, pagando sua estadia. Estive com ele em janeiro. Ele estava com certo medo de sair da clínica, mas recebia apoio. O problema é que ele já tinha a saúde muito debilitada, com gota, bursite e o fígado já estava muito debilitado”, completou o professor.

O enterro de José Luiz Barbeito aconteceu na terça-feira, em Teresópolis.