Topo

Depois do MoMA, Tarsila do Amaral ganhará exposição no MASP em 2019

Obra "Abaporu", da Tarsila do Amaral - Reprodução
Obra "Abaporu", da Tarsila do Amaral Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/01/2018 16h07

Depois de ser tema de uma exposição no MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York, Tarsila do Amaral (1886-1973) ganhará uma mostra no MASP, em São Paulo.

A reportagem do UOL apurou que a exibição sobre a artista modernista já está garantida para 2019, faltando apenas acertar alguns detalhes.

Procurado, o museu não confirma a informação.

Exibição em Nova York

A partir do próximo dia 11, o MoMA exibe a primeira grande exposição dedicada à artista nos Estados Unidos.

“Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil” contará com 130 trabalhos de Tarsila, entre pinturas, desenhos, fotografias, rascunhos e documentos históricos, reunidos em acervos na América Latina e na Europa.

A exibição se concentra na produção da artista nos anos 1920, quando ela transitava entre os mundos da arte de São Paulo e Paris e se envolveu com o movimento modernista brasileiro.

"Abaporu” e outras grandes obras da artista, como "A Negra" e "Antropofagia", fazem parte da mostra, que se estenderá até o dia 3 de junho.

A exposição passou antes pelo Art Institute of Chicago, onde estreou em outubro e permaneceu até 7 de janeiro. Ela teve curadoria de Luis Pérez-Oramas, do MoMA, e Stephanie D’Alessandro, do museu de Chicago.