Universal anuncia adaptação para o cinema de HQ desenhada por brasileiro

A não ser que seja um fã hardcore de quadrinhos de super-heróis americanos, é bem provável que você nunca tenha ouvido falar de "Birthright". Também dificilmente saberia que a série, publicada há três anos pela editora Image, é desenhada pelo artista brasileiro Andrei Bressan. Isso deve mudar nos próximos meses.
A Universal Pictures revelou, em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (29), que o quadrinho de Bressan vai virar filme de longa-metragem, com roteiro de Ken Daurio e Cinco Paul, da animação "Meu Malvado Favorito". Elenco e data de lançamento ainda não foram anunciados.
“Fico muito feliz de saber que o 'Birthright' encontrou um lugar na Universal. Nossa galeria de monstros oferece relações clássicas com criaturas conhecidas, e 'Birthright' é justamente isso: olhar pra lugares que julgamos conhecer e nos surpreender com novas possibilidades”, disse Bressan, por e-mail ao UOL."Uma boa quantidade do repertório de fantasia está alí, mas penso que a maior diversão que o 'Birthright' oferece é responder ao cânone clássico do herói mudando as coisas de lugar. Afinal 'Birthright' é uma historia de família. E aqui, todos mudam de lugar e as relações se complicam", adianta.
Trabalhando em Piracicaba, interior de São Paulo, Bressan publica no mercado norte-americano desde 2012. Na DC Comics, já desenhou para títulos como "Batman & Robin", "Lanterna Verde: Novos Guardiões", "Esquadrão Suicida" e "Monstro do Pântano".
Com "Birthright", Bressan passa a ser o terceiro brasileiro a ter um personagem de quadrinhos adaptado por Hollywood. No ano passado, a graphic novel "A Cidade Mais Fria", ilustrada pelo anglo-brasileiro Sam Hart, virou o filme "Atômica", estrelado por Charlize Theron. Recentemente, a Netflix anunciou a adaptação da HQ "The Umbrella Academy", desenhada pelo paulistano Gabriel Bá, com roteiros de Gerard Way, para o formato de série.