Grumpy Cat ganha US$ 710 mil em processo por direito de imagem


Do UOL, em São Paulo
25/01/2018 15h08
A gatinha mais emburrada da internet agora tem um motivo para ficar de bom humor. A Grumpy Cat ganhou US$ 710 mil em um processo contra uma marca de cafés que usou indevidamente seu nome e sua imagem, segundo o site Business Insider.
O processo foi movido pela Grumpy Cat Limited, empresa fundada pela dona da gata, Tabatha Bundesen, para controlar os licenciamentos e direitos autorais ligados a ela.
Veja também
A ré da ação, que corria na Justiça desde 2015, é a empresa californiana Grenade Beverage. Ela e a Grumpy Cat Limited haviam firmado um acordo para uso do nome e da imagem da gata em uma bebida chamada Grumpy Cat Grumppuccino – uma espécie de café gelado, vendido em garrafinhas de 400 ml. O problema é que a empresa depois fez o mesmo com um café torrado, sem pagar os direitos necessários.
A Grumpy Cat, cujo nome verdadeiro é Tardar Sauce, ficou famosa em 2012, quando várias fotografias de sua expressão ranzinza se tornaram virais e acabaram se transformando em memes. Ela fez tanto sucesso que sua dona deixou o emprego de garçonete para fundar a Grumpy Cat Limited.