Topo

Fernando Bicudo assume presidência do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Funcionários do Theatro Municipal do Rio protestam pela falta de pagamento de salários pelo Governo do Estado, na Cinelândia - Clever Felix/Brazil Photo Press/Folhapress
Funcionários do Theatro Municipal do Rio protestam pela falta de pagamento de salários pelo Governo do Estado, na Cinelândia Imagem: Clever Felix/Brazil Photo Press/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

28/12/2017 15h11

Fernando Bicudo é o novo presidente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, divulgou nesta quinta-feira (28) a Secretaria de Estado de Cultura. O convite partiu do Secretário de Estado de Cultura, Leandro Sampaio Monteiro. Ator, produtor, diretor e economista, Bicudo já havia sido diretor artístico da instituição nos anos 80. 

Convidada anteriormente, a bailarina Ana Botafogo abriu mão do cargo por não concordar em assumir a presidência sem ter certas demandas atendidas, entre elas a regularização dos salários atrasados de todos os funcionários do teatro. Botafogo, no entanto, segue como Diretora do Corpo de Baile, cargo que divide a dividir com Cecília Kerche.

O Theatro Municipal tem sido afetado pela crise nas contas do Estado. Com salários atrasados, funcionários e artistas têm feito diversas manifestações durante o ano em protesto contra a falta de condições para o funcionamento da tradicional casa de espetáculos, inaugurada em 1909.

O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) admitiu que não irá conseguir pagar todos os salários atrasados ainda neste ano. O empréstimo de R$ 2,9 bilhões, parte do plano de recuperação fiscal firmado entre a União e o Estado fluminense, foi assinado na semana passada pelo presidente Michel Temer (PMDB), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e Pezão.