Topo

Comic Con Experience

Lâminas afiadas e descargas de choque: CCXP promove UFC de robôs

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

08/12/2017 18h49

Lâminas afiadas, descargas de choque, estruturas pontiagudas e até um (pequeno) rolo compressor. Um encara o outro e a expectativa cresce com a contagem regressiva. Em poucos segundos, dois robôs vão guerrear até sobrar apenas um.

A arena de robôs, uma grande estrutura localizada do lado oposto à entrada da CCXP 2017, promove a Ultimate Robot Combate, uma das atrações mais movimentadas do evento geek. Um espaço totalmente protegido com grandes placas nas paredes dá a impressão de uma rinha de galo mais perigosa. E é claro que o público adora isso.

A competição une oito equipes para sagrar o campeão da batalha de robôs na CCXP. E os "brinquedinhos" assustadores recebem os toques finais na oficina ao fundo.

Rodolfo Vicentini/UOL
Os "brinquedinhos" assustadores recebem os toques finais na oficina ao fundo Imagem: Rodolfo Vicentini/UOL
"A nossa primeira batalha foi ontem, mas tem como melhorar muito ainda. Mesmo se a gente for mal, tem várias peças pra consertar", diz Marcos Henrique, da equipe do Mackenzie de engenharia elétrica e mecatrônica, ao UOL.

O grupo da universidade paulistana é o novato entre os oito, estão há apenas seis meses no universo robótico e precisam lutar com campeões mundiais, caso da engenharia da POLI (USP). "É tipo uma luta de verdade, tudo dividido por peso. Essa daqui é de 27 kg, mas tem outras categorias que chegam a 150kg", acrescentou o competidor.

Na batalha, pequenas peças voam pelos ares e batem com força nas estruturas metálicas do ringue. O público grita com cada faísca e impacto mais forte.

A competição será transmitida ao vivo no Facebook da Submarino até domingo. As batalhas acontecem a partir das 14h30 e já no sábado (09) começam os mata-mata.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!