Topo

"Watchmen" ganha sequência polêmica após 30 anos e encontra heróis da DC

Uma das capas da sequência de Doomsday Clock - Reprodução
Uma das capas da sequência de Doomsday Clock Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

28/11/2017 13h37

"Watchmen" foi um marco das histórias em quadrinhos na década de 1980. Agora, 30 anos depois do lançamento de sua última edição da série clássica, a série está de volta, com uma dose de enigmas e polêmicas.

Criação de Alan Moore e uma história mais madura e adulta inspirada por heróis B da DC Comics, "Watchmen" sofre com certa polêmica por um status de intocável e por retornar sem a aprovação de seu criador - que não tem direitos sobre a obra. Os fãs começaram a ver na DC Comics, na última semana, o desenrolar do caso, com o início da publicação da minissérie "Doomsday Clock", com roteiro de Geoff Johns.

A grande expectativa é ver, no decorrer das novas publicações, como o universo mais padrão da DC será usado nesta continuação. O cruzamento começou com uma história de Batman, chamada "The Button", em que ele encontrou o botão que é símbolo de Watchmen. Outros, como Superman e outros personagens da Liga da Justiça devem aparecer.

Uma das capas de Doomsday Clock - Divulgação - Divulgação
Capa do HQ da série clássica
Imagem: Divulgação

Dan Didio, um dos homens fortes da DC, explicou: “Havia uma conversa para uma sequência faz tempo. Essa é uma HQ que vendeu milhões e havia uma reticência sobre o que se seguia. Geoff Johns tinha huma história de como cruzar os times, colocar ‘Watchmen’ junto com o universo da DC. Gary Frank era o único artista que poderia executar de uma forma satisfatória. Mas o mais importante é a história, não poderíamos fazer sem uma boa história, que valesse a pena contar.”

Watchmen é considerado uma das HQs mais importantes para difundir as histórias também entre os adultos. A trama, situada nos EUA, na década de 1980, tem como pano de fundo a Guerra Fria e mostra um mundo que não melhorou, apesar da presença dos heróis.

O assassinato do personagem Comediante começa a ser investigado por Rorschach, e pistas apontam para um dos "mocinhos" do enredo. Nele entram em destaque participações de Ozymandias e do Dr. Manhatan, entre outros.

A história ganhou uma adaptação ao cinema, lançada em 2009, e também uma série de quadrinhos anteriores ao da história original, em 2012, já sem o envolvimento de Alan Moore.