Livros e HQs

Kazuo Ishiguro, autor de "Os Vestígios do Dia", vence Nobel de Literatura

Stephen Hird / Reuters
O escritor Kazuo Ishiguro posa com o seu livro "Não me Abandone Jamais", para o Booker Prize, o maior prêmio de literatura do Reino Unido, em Londres (10/08/2005) Imagem: Stephen Hird / Reuters

Do UOL, em São Paulo

05/10/2017 08h05

O escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro, 62, autor dos livros "Não me Abandone Jamais" e "Os Vestígios do Dia", é o vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2017. 

A notícia foi divulgada pela porta-voz da Academia Sueca, Sara Danius, nesta quinta-feira (5), em Estocolmo, às 8h (horário de Brasília), que destacou: "[Ishiguro] revelou em romances de grande força emocional o abismo sob nosso ilusório senso de conexão com o mundo".

Um dos romancistas contemporâneos mais aclamados mundialmente, Ishiguro teve sua obra traduzida para mais de 28 países. No Brasil, livros como "Noturnos", "Quando éramos órfãos" e "Gigante Enterrado”, sua mais recente obra, lançada em 2015, foram publicados pela Companhia das Letras.

Após o anúncio, Danius ressaltou o universo estético do autor. "Kazuo Ishiguro está muito interessado em compreender o passado. Não para o redimir, mas para revelar o que temos de esquecer para podermos sobreviver enquanto indivíduos e enquanto sociedade", disse. "Se combinarmos Jane Austen e Franz Kafka temos Kazuo Ishiguro."

Ishiguro receberá como prêmio 9 milhões de coroas suecas (R$ 3,5 milhões). "É uma honra magnífica, principalmente porque significa que estou seguindo os passos dos maiores autores que já viveram, então é um grande elogio", declarou ao canal BBC.

Nos cinemas

“Os Vestígios do Dia”, obra que consagrou o autor, ganhou adaptação para o cinema em 1993, dirigido por James Ivory, e protagonizado por Anthony Hopkins, Emma Thompson e Christopher Reeve.

A história de James Stevens, um mordomo inglês que sacrificou anos da vida ao trabalho, já havia rendido ao autor o Man Booker Prize, outro grande prêmio internacional de literatura, em 1989.

Mais recentemente, em 2010, a ficção científica "Não Me Abandone Jamais" também ganhou adaptação nas mãos do diretor Mark Romanek.

Trajetória

Nascido em 1954, em Nagaski, Japão, Kazuo Ishiguro migrou ainda muito novo com a família para a Inglaterra, aos 5 anos. A experiência proporcionou ao futuro escritor a influência de duas culturas distintas. No final dos anos 1970, graduou-se em Inglês e Filosofia na Universidade de Kenty. Mais tarde, cursou escrita criativa na Universidade de East Anglia.

Na adolescência, chegou a atuar como músico, mas a realização só veio quando se dedicou à escrita. 

Começou a carreira publicando contos e artigos em revistas, mas logo publicou seu primeiro livro, "Uma Pálida Visão dos Montes", em 1982. 

Tanto o romance de estreia quanto a obra seguinte, "Um Artista do Mundo Flutuante" (1986), se passam em Nagasaki poucos anos depois da Segunda Guerra Mundial.

Nobel volta à prosa após Dylan

A escolha marca um retorno a uma interpretação mais tradicional de literatura, depois que o prêmio de 2016 foi concedido ao cantor e compositor norte-americano Bob Dylan.

A decisão da academia sueca, por criar "novas expressões poéticas dentro da grande tradição musical americana", foi vista como um tapa na cara de escritores tradicionais de poesia e prosa. 

Dylan ficou em silêncio sobre o prêmio por semanas após ele ser anunciado e não compareceu à cerimônia de entrega do prêmio e ao banquete que a seguiu.

Vencedores do Nobel de Literatura dos últimos anos:

2016: Bob Dylan (Estados Unidos)
2015:  Svetlana Alexievitch (Bielorrússia)
2014: Patrick Modiano (França)
2013: Alice Munro (Canadá)
2012: Mo Yan (China)
2011: Tomas Tranströmer (Suécia)
2010: Mario Vargas Llosa (Peru)
2009: Herta Müller (Romênia)
2008: Jean-Marie Gustave Le Clézio (França)
2007: Doris Lessing (Reino Unido)
2006: Orhan Pamuk (Turquia)
2005: Harold Pinter (Reino Unido)
2004: Elfriede Jelinek (Áustria)
2003: John Coetzee (África do Sul)
2002: Imre Kertész (Hungria)
2001: V.S. Naipaul (Grã-Bretanha) 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Página Cinco
Página Cinco
Chico Barney
AFP
Página Cinco
BBC
Da Redação
Da Redação
Da Redação
Da Redação
Da Redação
Da Redação
do UOL
Página Cinco
Da Redação
Página Cinco
Página Cinco
do UOL
Página Cinco
Página Cinco
EFE
Página Cinco
EFE
Da Redação
Página Cinco
Página Cinco
Página Cinco
AFP
Página Cinco
Página Cinco
BBC
AFP
Página Cinco
EFE
Da Redação
Página Cinco
Página Cinco
Página Cinco
Página Cinco
Página Cinco
AFP
Página Cinco
Página Cinco
Página Cinco
Página Cinco
Página Cinco
DW
Página Cinco
Da Redação
Da Redação
Página Cinco
Topo