O dia em que o Vingador tentou ajudar Hitler a ganhar a Segunda Guerra
Acostumado a mostrar dragões, mágicos e duendes, o desenho "Caverna do Dragão" teve um episódio com uma temática muito séria. Poucas vezes exibido no Brasil, "Apagando-se o Tempo" faz clara alusão ao nazismo ao mostrar o Vingador tentando interferir nos rumos da Segunda Guerra Mundial.
O plano do Vingador é alterar a história para evitar o nascimento de Hank, Sheila, Bobby, Diana, Eric e Presto. Para isso, ele busca através de um portal para Terra um guerreiro capaz de mudar os acontecimentos do passado. A ideia é colocada em prática quando o vilão consegue equipar um piloto alemão com uma avião super moderno. Assim, ele seria capaz de ganhar a guerra para Hitler e evitar que as crianças nasçam.
A ligação mais clara com o nazismo é quando o piloto Josef Muller fala que pertence à Luftwaffe, a força aérea alemã no Terceiro Reich. O uniforme tem um emblema bem parecido com aquele que os pilotos alemães usavam na guerra, além de uma tarja que lembra muito a suástica.
As crianças não demoram muito para descobrir que Josef é um nazista, mas não o encaram como inimigo. E se sentem traídas quando ele, supostamente, se alia ao Vingador. Mas é claro que o plano do vilão não dá certo. O piloto, em vez de ajudar o Vingador, acaba destruindo portal e se tornando um embaixador da paz.
Exibido em 1985, no auge da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética, o desenho passa o recado de que mesmo os maiores inimigos podem se unir me torno de um bem comum. "A coragem dele ajudará a criar um mundo no qual vocês estarão prontos para nascer e se criar", filosofa o Mestre dos Magos no final do episódio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.