Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cinco festas mostram que dá para se divertir muito nas ruas em São Paulo

"Primavera, te amo" colore as ruas da cidade - Divulgação Facebook.com/primaveraamo
"Primavera, te amo" colore as ruas da cidade Imagem: Divulgação Facebook.com/primaveraamo

Do UOL, em São Paulo

10/08/2017 09h00

Desde 2011, festas realizadas em espaços públicos estão transformando alguns locais na cidade de São Paulo em pistas de dança. O resultado mais expressivo dessa tendência é o evento SP na Rua, parte da programação do Mês da Cultura Independente que reuniu, em 2016, 20 mil pessoas no centro da capital. A iniciativa da prefeitura mostra uma onda que surgiu, de acordo com o produtor cultural David Carneiro, da busca do público por uma sensação de liberdade que só a rua pode dar.

"São Paulo era uma cidade mais fechada, a moda eram os grandes shoppings, as casas noturnas. Agora, as pessoas têm procurado ocupar mais os diversos espaços que a cidade oferece", afirma Rodolfo Colombo, produtor da festa Caldo, que desde 2016 ocorre em lugares como o Largo do Arouche.

"No clube você pega fila para pagar, pega fila para guardar roupa, pega fila para sair. Você está fechado", disse Carneiro, responsável pelo evento Primavera, Te Amo. "A galera está vendo que dá para se divertir na rua e que ela é uma extensão nossa". Confira a seguir uma seleção de festas para gostos variados que ocupam, com frequência, espaços públicos da cidade.

Mamba Negra / próxima festa dia 12 de agosto

Mamba Negra - Rogério Cassimiro/ Folhapress - Rogério Cassimiro/ Folhapress
Imagem: Rogério Cassimiro/ Folhapress

A festa de música eletrônica costuma fazer algumas edições na rua e com entrada gratuita. A mais recente, em junho, rolou em uma rua sem saída do Bom Retiro, com participação de artistas visuais e efeitos de luz, além de ter arrecadado dinheiro para um lar de acolhimento de mulheres transgêneros. No som, rola do acid techno até o house. Saiba mais sobre a programação aqui.

 

Escadaria do Jazz / próxima festa dia 12 de agosto

O jazz também deixou os bares apertados para tomar um ar. A escadaria do Bixiga, perto da praça Dom Orione, vira, um sábado por mês, o palco do grupo Escadaria do Jazz. Residentes do Espaço 13, um bar que está há poucos metros dali, os músicos animam as tardes do fim de semana com repertório muito diferente do samba que costuma dominar o bairro do centro de SP. Saiba mais sobre a programação aqui.

 

Samba da Treze / ocorre todas as sextas-feiras

Samba na Treze - Lucas Lima - Lucas Lima
Imagem: Lucas Lima

Os moradores da Bela Vista já estão acostumados com a zoeira que toma a rua 13 de Maio todas as sextas-feiras, a partir das 20h. O evento, que rola sempre na frente da tradicional Igreja da Achiropita, é liderado pelo grupo Madeira de Lei que toca clássicos de Fundo de Quintal, Adoniran Barbosa, Cartola, Noel Rosa e Paulinho da Viola. Saiba mais sobre a programação aqui.

 

 


Caldo 

A festa supercolorida tem a rua em sua essência. A edição mais recente, a Bubble, aconteceu em um domingo à tarde na praça Antônio Prado, na Sé. Música eletrônica colore os fins de semana com house gratuito. Artistas visuais, como Rollinos, complementam a experiência da rave urbana. Saiba mais sobre a programação aqui.

Primavera, Te Amo

A festa batizada pela música de Tim Maia é focada em ritmos brasileiros, das cirandas até a MPB, passando por samba e grooves nacionais. Quando não ocupa ruas do centro da cidade, é realizada em locais como antigos galpões. Saiba mais sobre a programação aqui

Cultura e lazer