Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Consumo consciente: eventos em SP reúnem moda e design para todos os gostos

A próxima edição do Mercado Manual será dedicada à primavera - Divulgação
A próxima edição do Mercado Manual será dedicada à primavera Imagem: Divulgação

Lígia Nogueira

Do UOL, em São Paulo

09/08/2017 09h00

Neste mês e nos próximos, a capital paulista terá inúmeros mercados e feiras com perfis variados, mas um propósito em comum: incentivar o consumo consciente e promover uma relação diferente com a cidade

"A variedade de opções que os produtores têm para mostrar seu trabalho é muito saudável e necessária", diz a designer Claudia Kievel, idealizadora da Jardim Secreto Fair ao lado da estilista Gladys Tchoport.

"A cada dia nasce uma feira nova, um mercado diferente e um pequeno produtor em São Paulo", diz a jornalista Karine Rossi, que criou o Mercado Manual com a designer Daniela Scartezini e a estilista Patrícia Toledo há um ano e meio. "A economia criativa é a grande possibilidade de realização para estas novas gerações", diz.

Veja a seguir 10 feiras e mercados para comprar direto de quem faz – e, de quebra, conhecer ou revisitar alguns dos locais mais interessantes da cidade.

Feira na Rosenbaum / até 12 de agosto

Feira da Rosenbaum - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Criada há cinco anos pela curadora Cris Rosenbaum, a feira nasceu da vontade de reunir marcas independentes em um momento em que existiam poucos espaços para que elas se apresentassem ao público. Mantendo o olhar afiado que já se tornou marca registrada do evento, esta edição traz mais de 30 designers e artistas do país todo, como as peças da estilista Helen Rodel e as gravuras do M.O.A. Estúdio.





Endereço: Rua Cristiano Viana, 224, Pinheiros.
Funcionamento: Das 11h às 20h.
Saiba mais aqui.

Bazar da Praça / 11 e 12 de agosto

Bazar da Praça - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Os organizadores do evento, que está na 20ª edição, ocupam a Casa Panamericana, construída nos anos 50, com uma seleção de aproximadamente 80 marcas autorais nas categorias acessórios, bem-estar, bolsas e sapatos, decoração, gastronomia, infantil, joias, moda e presentes. A ideia, segundo os curadores, é criar um ambiente agradável para um passeio em família. Oficinas para adultos e crianças, almoço, drinques e música ao vivo completam a programação.




Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 197, Alto de Pinheiros.
Funcionamento: Sexta, das 12h às 22h; sábado, das 10h às 20h.
Saiba mais aqui

Mercado Itinerante / 11, 12 e 13 de agosto

Mercado Itinerante - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
O evento criado há dois anos pelos paulistanos Fábio Andreoni e Cláudio Magalhães tem a proposta de conectar os consumidores aos produtores de design independente. A 20ª edição do mercado, que acontece durante a Design Weekend, ocupa a Casa MinD com expositores como Primeira Folha e Os Ferreiros.




Endereço: Rua Harmonia, 234, Vila Madalena.
Funcionamento: Das 11h às 19h.
Saiba mais aqui.

Fêra Féra / 12 de agosto

Clube do Bordado - Divulgação/ Flavia Valsani/Clube do Bordado - Divulgação/ Flavia Valsani/Clube do Bordado
Imagem: Divulgação/ Flavia Valsani/Clube do Bordado
A feira rola em clima de festa em uma casa com direito a quintal com piscina. Esta edição terá 45 expositores e show de Letícia Novaes e Arthur Braganti, em uma versão intimista do recém-lançado "Letrux em Noite de Climão".






Endereço: Quintal 1620, Avenida Dr. Arnaldo, 1620, Sumaré.
Funcionamento: Das 11h às 23h.
Saiba mais aqui

Pátio Design / 12 de agosto

Boa oportunidade para ficar ao ar livre – e, ainda, apreciar a arquitetura do prédio da Unibes Cultural, assinada por Roberto Loeb –, a feira Pátio Design reúne produtores independentes e food trucks. Outro ponto alto: fica bem ao lado da estação Sumaré do metrô.

Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré.
Funcionamento: Das 12h às 20h.
Saiba mais aqui.

Feirinha do Bona / 12 de agosto

Compacto, o evento que acontece na garagem do restaurante de comida brasileira Bona, na zona oeste, reúne, em sua quarta edição, 10 marcas e suas produções em pequena escala, como os colares da Areia Inutensílios. Há, ainda, brechó de roupas japonesas, discos de vinil, pães de fermentação natural, queijos de ovelha, bebidas artesanais, utensílios domésticos, cerâmicas e vasos de concreto.

Endereço: Rua Álvaro Anes, 43, Pinheiros.
Funcionamento: Das 13h às 16h30.
Saiba mais aqui.

Jardim Secreto Fair / 26 de agosto

Jardim Secreto Fair - Gabriel Cabral / Divulgação  - Gabriel Cabral / Divulgação
Imagem: Gabriel Cabral / Divulgação
A ideia de ocupar espaços verdes na cidade e criar uma experiência de troca entre as pessoas, indo além do consumo, surgiu em 2013. Desde então, o Jardim Secreto já passou por diversos locais. A edição deste mês acontece na Praça Dom Orione, no Bixiga, onde se reúnem 210 expositores selecionados pelas curadoras Claudia Kievel e Gladys Tchoport.



Endereço: Rua Treze de Maio, s/nº, Bixiga.
Funcionamento: Das 12h às 21h.
Saiba mais aqui.

Casa TPM / 26 e 27 de agosto

Com encontros, debates e shows dedicados a questões relacionadas ao universo da mulher, além de uma feira de produtoras independentes, a Casa TPM ocupa o Nacional Club durante um final de semana. A sexta edição do evento questiona: o futuro é feminino? Para participar, é preciso fazer uma inscrição gratuita.

Endereço: Rua Angatuba, 703, Pacaembu.
Funcionamento: A partir das 14h30 (sujeito a lotação).
Saiba mais aqui.

Mercado Manual / 2 e 3 de setembro

De olho nos nomes que se dedicam aos fazeres criativos, o Mercado Manual reúne marcas de moda preocupadas com o lado humano da produção e a escassez de recursos, trabalhando conceitos como o upcycling e o tingimento natural, além de pequenos produtores voltados ao bem-estar (cosméticos veganos, frescos, naturais e livres de crueldade contra animais) e alimentos artesanais. Esta edição, dedicada à primavera, vai reunir 108 expositores designers e artesãos, sendo 23 de gastronomia. Oficinas e shows completam o cardápio.

Endereço: Museu da Casa Brasileira, Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano.
Funcionamento: Das 10h às 20h.
Saiba mais aqui.

Coletivo Estilistas Brasileiros / 6, 7 e 8 de outubro

A primeira edição do evento, programada para outubro, surge como uma plataforma de novos talentos da moda brasileira com curadoria da empresária e pesquisadora Cristina Chiarastella. Segundo ela, a ideia é reunir 30 marcas que produzem em pequena escala no Brasil, com design autoral, alinhadas aos princípios de sustentabilidade e responsabilidade social.

Endereço: Espaço Moní, Praça Arcipreste Anselmo de Oliveira, 285, Alto de Pinheiros.
Funcionamento: Das 11h às 20h.
Saiba mais aqui.


 

Cultura e lazer