Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiĂȘncias.


Consumo consciente: eventos em SP reĂșnem moda e design para todos os gostos

A próxima edição do Mercado Manual serå dedicada à primavera - Divulgação A próxima edição do Mercado Manual serå dedicada à primavera - Divulgação
A próxima edição do Mercado Manual serå dedicada à primavera Imagem: Divulgação

LĂ­gia Nogueira

Do UOL, em SĂŁo Paulo

09/08/2017 09h00

Neste mĂȘs e nos prĂłximos, a capital paulista terĂĄ inĂșmeros mercados e feiras com perfis variados, mas um propĂłsito em comum: incentivar o consumo consciente e promover uma relação diferente com a cidade

"A variedade de opçÔes que os produtores tĂȘm para mostrar seu trabalho Ă© muito saudĂĄvel e necessĂĄria", diz a designer Claudia Kievel, idealizadora da Jardim Secreto Fair ao lado da estilista Gladys Tchoport.

Veja também

"A cada dia nasce uma feira nova, um mercado diferente e um pequeno produtor em SĂŁo Paulo", diz a jornalista Karine Rossi, que criou o Mercado Manual com a designer Daniela Scartezini e a estilista PatrĂ­cia Toledo hĂĄ um ano e meio. "A economia criativa Ă© a grande possibilidade de realização para estas novas geraçÔes", diz.

Veja a seguir 10 feiras e mercados para comprar direto de quem faz – e, de quebra, conhecer ou revisitar alguns dos locais mais interessantes da cidade.

Feira na Rosenbaum / até 12 de agosto

Imagem: Divulgação
Criada hĂĄ cinco anos pela curadora Cris Rosenbaum, a feira nasceu da vontade de reunir marcas independentes em um momento em que existiam poucos espaços para que elas se apresentassem ao pĂșblico. Mantendo o olhar afiado que jĂĄ se tornou marca registrada do evento, esta edição traz mais de 30 designers e artistas do paĂ­s todo, como as peças da estilista Helen Rodel e as gravuras do M.O.A. EstĂșdio.





Endereço: Rua Cristiano Viana, 224, Pinheiros.
Funcionamento: Das 11h Ă s 20h.
Saiba mais aqui.

Bazar da Praça / 11 e 12 de agosto

Imagem: Divulgação
Os organizadores do evento, que estĂĄ na 20ÂȘ edição, ocupam a Casa Panamericana, construĂ­da nos anos 50, com uma seleção de aproximadamente 80 marcas autorais nas categorias acessĂłrios, bem-estar, bolsas e sapatos, decoração, gastronomia, infantil, joias, moda e presentes. A ideia, segundo os curadores, Ă© criar um ambiente agradĂĄvel para um passeio em famĂ­lia. Oficinas para adultos e crianças, almoço, drinques e mĂșsica ao vivo completam a programação.




Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 197, Alto de Pinheiros.
Funcionamento: Sexta, das 12h Ă s 22h; sĂĄbado, das 10h Ă s 20h.
Saiba mais aqui

Mercado Itinerante / 11, 12 e 13 de agosto

Imagem: Divulgação
O evento criado hĂĄ dois anos pelos paulistanos FĂĄbio Andreoni e ClĂĄudio MagalhĂŁes tem a proposta de conectar os consumidores aos produtores de design independente. A 20ÂȘ edição do mercado, que acontece durante a Design Weekend, ocupa a Casa MinD com expositores como Primeira Folha e Os Ferreiros.




Endereço: Rua Harmonia, 234, Vila Madalena.
Funcionamento: Das 11h Ă s 19h.
Saiba mais aqui.

FĂȘra FĂ©ra / 12 de agosto

Imagem: Divulgação/ Flavia Valsani/Clube do Bordado
A feira rola em clima de festa em uma casa com direito a quintal com piscina. Esta edição terĂĄ 45 expositores e show de LetĂ­cia Novaes e Arthur Braganti, em uma versĂŁo intimista do recĂ©m-lançado "Letrux em Noite de ClimĂŁo".






Endereço: Quintal 1620, Avenida Dr. Arnaldo, 1620, Sumaré.
Funcionamento: Das 11h Ă s 23h.
Saiba mais aqui

PĂĄtio Design / 12 de agosto

Boa oportunidade para ficar ao ar livre – e, ainda, apreciar a arquitetura do prĂ©dio da Unibes Cultural, assinada por Roberto Loeb –, a feira PĂĄtio Design reĂșne produtores independentes e food trucks. Outro ponto alto: fica bem ao lado da estação SumarĂ© do metrĂŽ.

Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré.
Funcionamento: Das 12h Ă s 20h.
Saiba mais aqui.

Feirinha do Bona / 12 de agosto

Compacto, o evento que acontece na garagem do restaurante de comida brasileira Bona, na zona oeste, reĂșne, em sua quarta edição, 10 marcas e suas produçÔes em pequena escala, como os colares da Areia InutensĂ­lios. HĂĄ, ainda, brechĂł de roupas japonesas, discos de vinil, pĂŁes de fermentação natural, queijos de ovelha, bebidas artesanais, utensĂ­lios domĂ©sticos, cerĂąmicas e vasos de concreto.

Endereço: Rua Álvaro Anes, 43, Pinheiros.
Funcionamento: Das 13h Ă s 16h30.
Saiba mais aqui.

Jardim Secreto Fair / 26 de agosto

Imagem: Gabriel Cabral / Divulgação
A ideia de ocupar espaços verdes na cidade e criar uma experiĂȘncia de troca entre as pessoas, indo alĂ©m do consumo, surgiu em 2013. Desde entĂŁo, o Jardim Secreto jĂĄ passou por diversos locais. A edição deste mĂȘs acontece na Praça Dom Orione, no Bixiga, onde se reĂșnem 210 expositores selecionados pelas curadoras Claudia Kievel e Gladys Tchoport.



Endereço: Rua Treze de Maio, s/nÂș, Bixiga.
Funcionamento: Das 12h Ă s 21h.
Saiba mais aqui.

Casa TPM / 26 e 27 de agosto

Com encontros, debates e shows dedicados a questÔes relacionadas ao universo da mulher, além de uma feira de produtoras independentes, a Casa TPM ocupa o Nacional Club durante um final de semana. A sexta edição do evento questiona: o futuro é feminino? Para participar, é preciso fazer uma inscrição gratuita.

Endereço: Rua Angatuba, 703, Pacaembu.
Funcionamento: A partir das 14h30 (sujeito a lotação).
Saiba mais aqui.

Mercado Manual / 2 e 3 de setembro

De olho nos nomes que se dedicam aos fazeres criativos, o Mercado Manual reĂșne marcas de moda preocupadas com o lado humano da produção e a escassez de recursos, trabalhando conceitos como o upcycling e o tingimento natural, alĂ©m de pequenos produtores voltados ao bem-estar (cosmĂ©ticos veganos, frescos, naturais e livres de crueldade contra animais) e alimentos artesanais. Esta edição, dedicada Ă  primavera, vai reunir 108 expositores designers e artesĂŁos, sendo 23 de gastronomia. Oficinas e shows completam o cardĂĄpio.

Endereço: Museu da Casa Brasileira, Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano.
Funcionamento: Das 10h Ă s 20h.
Saiba mais aqui.

Coletivo Estilistas Brasileiros / 6, 7 e 8 de outubro

A primeira edição do evento, programada para outubro, surge como uma plataforma de novos talentos da moda brasileira com curadoria da empresåria e pesquisadora Cristina Chiarastella. Segundo ela, a ideia é reunir 30 marcas que produzem em pequena escala no Brasil, com design autoral, alinhadas aos princípios de sustentabilidade e responsabilidade social.

Endereço: Espaço Moní, Praça Arcipreste Anselmo de Oliveira, 285, Alto de Pinheiros.
Funcionamento: Das 11h Ă s 20h.
Saiba mais aqui.


 

Cultura e lazer