Topo

Exposição do período mais obscuro e complexo de Francisco Goya chega a SP

Obra "Disparate Furioso", de Francisco Goya - Divulgação/The Art Company
Obra "Disparate Furioso", de Francisco Goya Imagem: Divulgação/The Art Company

Do UOL

13/07/2017 14h08

A mostra "Loucuras Anunciadas", uma compilação com 20 gravuras do período mais obscuro e complexo do pinto espanhol Francisco Goya, entra em cartaz na Caixa Cultura São Paulo no dia 29 de julho.

A coleção, também chamada de "Disparates", é uma edição póstuma da Academia de Belas Artes de Madri, que adquiriu as obras em 1864. O período em que as gravuras foram feitas não é preciso, mas de acordo com especialistas, devem ser de 1815 a 1820.

As enigmáticas imagens reúnem a visão do artista sobre violência, sexo, críticas ao regime absolutista e à Igreja. Goya tinha decidido não publicá-las, por causa da perseguição aos iluministas à época.

Segundo a curadora Mariza Bertoli, a exposição contará também com diversas atividades interativas. “Pensei em um espaço que gerasse inquietações e curiosidade. Os participantes estarão vivenciando, de fato, o exercício estético. O estético na arte é o que comove, e a sua finalidade é colocar-nos na obra que está nos nossos olhos; promover um conhecimento sensível”, explica.

Serviço:

Exposição “Loucuras Anunciadas – Francisco de Goya”

Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro) – próximo à estação Sé do metrô
Abertura: 29 de julho de 2017 (sábado), às 11h
Visitação: de 29 de julho de 2017 até 24 de setembro de 2017 (terça-feira a domingo)
Horário: 9h às 19h
Informações: (11) 3321-4400
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Entrada franca