Topo

Salvador recebe em agosto a Flipelô com a presença de Maria Bethânia

Maria Bethânia abrirá a Flipelô em um sarau para convidados - Roberto Filho/Brazil News
Maria Bethânia abrirá a Flipelô em um sarau para convidados Imagem: Roberto Filho/Brazil News

Do UOL, em São Paulo

11/07/2017 13h04

A capital baiana receberá entre os dias 9 e 13 de agosto a primeira Festa Literária do Pelourinho. As ruas e espaços culturais do Centro Histórico de Salvador serão palco de uma programação diversificada, que envolve saraus, debates, encontros, oficinas literárias, apresentações teatrais, leituras dramáticas, exibições de vídeo e shows musicais, com atividades que atendem aos públicos adulto e infanto-juvenil.

A abertura do evento acontecerá na Igreja de São Francisco, com um sarau de Maria Bethânia, no dia 9 de agosto, às 20h, em uma apresentação para convidados.

Realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, em co-realização com o Sesc, o projeto será também uma grande homenagem ao escritor baiano, que será lembrado na leitura dramática da obra Compadre de Ogum, no dia 12 de agosto, às 11h, no Café Teatro Zélia Gattai, e na exibição de filmes como "Quintas Berro D’Água", na Saladearte Cine XIV. O grande amigo Carybé marcará presença no evento com a exposição 100x100 Carybé Ilustra Amado, que estará aberta à visitação na Galeria Solar do Ferrão, por todo período da festa. Paloma Jorge Amado ministrará oficina de gastronomia no Sesc Senac – Pelourinho, no dia 12 de agosto, às 11h.

De acordo com Fernanda Bezerra - diretora da Maré Produções Culturais - responsável pela produção do evento, a ideia é extrapolar o espaço da Casa e realizar, no Centro Histórico de Salvador, uma verdadeira ocupação cultural de um dos mais criativos, conhecidos e charmosos bairros da capital soteropolitana.

O professor Pasquale Neto e o Professor Jorge Portugal, atual secretário de cultura do estado, também são destaques da programação. Eles estarão no Museu Eugênio Teixeira Leal, no dia 11 de agosto, sexta feira, às 16 horas.

As homenagens à Myriam Fraga serão em dois momentos. Uma mesa em torno da sua poesia, onde o José Carlos Capinan, Jerusa Pires Ferreira e Evelina Hoisel, Presidente da Academia de Letras da Bahia, abordarão aspectos importantes de obra da Poeta, culminando com o lançamento do livro inédito, intitulado POEMAS, que sai pela Editora Sete Letras. O segundo momento será uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia, com adaptações da série que leva o nome da escritora, no dia 13 de agosto, às 11h.

O encerramento ficará por conta da cantora Jussara Silveira, que fará uma apresentação acompanhada dos músicos Paquito e Luciano Salvador Bahia.

A Flipelô receberá dois nomes internacionais, que participarão de conferências na programação e apresentarão suas obras para o público baiano. A jornalista portuguesa Alexandra Lucas Coelho, autora do livro "Vai, Brasil", de crônicas de viagem pelo país, e a romancista Leonora Milano, da França, com origem camaronesa, cuja obra reflete sobre a diáspora negra.