Topo

Vila Maria homenageará México e "Chaves" no Carnaval 2018 de São Paulo

O comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños posa como Chaves - Divulgação/SBT
O comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños posa como Chaves Imagem: Divulgação/SBT

Do UOL, em São Paulo

21/06/2017 21h48

A Unidos de Vila Maria anunciou nesta quarta-feira (21) o tema de seu desfile para o Carnaval de 2018, no Anhembi. A escola de samba paulista homenageará o México e o comediante Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), criador das séries "Chaves" e "Chapolin".

A sinopse do tema da escola de samba para 2018 reúne vários bordões de "Chaves" e "Chapolin": "Aproveitam-se da minha nobreza, você não soube, não te contaram? suspeitei desde o princípio! Não contavam com minha astúcia! Arriba Bolaños, Arriba Vila, Arriba México".

Na imagem divulgada pela agremiação, Chapolin e os personagens de "Chaves" aparecem em destaque com outros elementos da cultura mexicana, como as caveiras.

Unidos de Vila Maria homenageará México e "Chaves" no Carnaval 2018 de São Paulo - Reprodução/Facebook/Unidos de Vila Maria - Reprodução/Facebook/Unidos de Vila Maria
Unidos de Vila Maria homenageará México e "Chaves" no Carnaval 2018 de São Paulo
Imagem: Reprodução/Facebook/Unidos de Vila Maria
"Com a energia e o encanto de um verdadeiro paraíso na Terra, a Unidos de Vila Maria traz em seu carnaval a magia e a alegria, em uma verdadeira festa multicor: as belezas do México! Berço de Roberto Bolaños, filho dessa majestosa região de variados contrastes, artes e culturas, que se misturam ao humor inocente e ao mesmo tempo fabuloso do 'Chaves' e de toda a sua turma. Figuras que levam até hoje a magia da felicidade, entre sorrisos e gargalhadas. Arriba Vila, Arriba México! Canta e encanta Vila Maria!", escreveu a escola de samba nas redes sociais.

A homenagem ao México e ao criador de "Chaves" tem o aval da rede mexicana Televisa, produtora da série, e do Grupo Chespirito, responsável pelas obras de Bolaños.

Sétima colocada no Carnaval 2017, a Vila Maria contratou o carnavalesco Fran Sérgio, que já faturou oito títulos no Rio de Janeiro pela Beija-Flor de Nilópolis, onde trabalhou até o ano passado.

O México já foi homenageado no Carnaval pela Viradouro, em 2010, com direito a componentes fantasiados de Chaves e Chapolin. Contudo, o desfile com o tema "México, o Paraíso Das Cores, Sob o Signo do Sol" não agradou o júri e a escola de samba foi rebaixada.

Em 2016, outra escola tentou homenagear "Chaves": a Acadêmicos de Santa Cruz, que no ano seguinte disputou a Série A (grupo de acesso do Rio). O projeto, entretanto, não foi adiante.