Topo

Ministro interino da Cultura pede demissão em carta a Michel Temer

O ministro interino da Cultura, João Batista de Andrade - Divulgação/MinC
O ministro interino da Cultura, João Batista de Andrade Imagem: Divulgação/MinC

Do UOL, em São Paulo

16/06/2017 12h45

O ministro interino da Cultura, João Batista de Andrade, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (16). Ele enviou uma carta ao presidente Michel Temer comunicando sua decisão. A informação, adiantada por Andreza Matais do jornal "O Estado de S. Paulo", foi confirmada ao UOL pelo Ministério da Cultura.

Na carta, Andrade comunica respeitosamente o seu desinteresse em ser efetivado. "Confirmo a minha disposição para contribuir da forma mais proativa possível com a transição de gestão do Ministério da Cultura", ele escreve.

Andrade assumiu o cargo em maio, quando Roberto Freire pediu demissão após Temer ser acusado em delação premiada da JBS.

Filiado ao PPS, João Batista é escritor, roteirista e cineasta. Antes do ministério, foi nomeado secretário de Cultura do Estado de São Paulo em 2005 e, entre 2012 e 2016, exerceu a função de presidente da Fundação Memorial da América Latina, em São Paulo.

Entre outros cargos, ocupou, por duas vezes, a cadeira de presidente da Apaci (Associação Paulista de Cineastas). Foi também conselheiro do MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo e coordenador-geral do Fica (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental), em Goiás, nos anos de 1999, 2001 e 2007. 

Veja o comunicado na íntegra:

"Brasília, 16 de junho de 2017.

Ao Excelentíssimo Presidente da República
Senhor Michel Temer

Comunico a Vossa Excelência, respeitosamente, o meu desinteresse em ser efetivado como Ministro de Estado da Cultura, posto que venho exercendo interinamente, e por determinação legal do regimento interno, por ser o atual Secretário-Executivo do Ministério da Cultura.

Assim sendo, confirmo a minha disposição para contribuir da forma mais proativa possível com a transição de gestão do Ministério da Cultura, até a nomeação dos próximo Ministro do Estado da Cultura e seu respectivo Secretário-Executivo.

Respeitosamente,

João Batista de Andrade
Ministro de Estado Interino da Cultura"