Topo

Manuscrito com história de pai de Harry Potter é roubado na Inglaterra

Manuscrito leiloado com uma história sobre o pai de Harry Potter foi roubado na Inglaterra - Joel Ryan/AP
Manuscrito leiloado com uma história sobre o pai de Harry Potter foi roubado na Inglaterra Imagem: Joel Ryan/AP

Do UOL, em São Paulo

12/05/2017 10h46

Um cartão-postal com 800 palavras manuscritas pela autora de Harry Potter, J.K. Rowling, foi roubado entre 13 e 24 de abril, em Birmingham, na Inglaterra. O roubo foi comunicado à polícia britânica nesta sexta-feira (12). 

O texto se passa três anos antes do nascimento de Harry Potter e narra o encontro de Sirius Black e James, o pai de Harry. No texto, os dois jovens são encontrados por dois policiais furiosos no final de uma corrida de motocicleta de alta velocidade. 

Depois de uma conversa com os policiais, os dois adolescentes fogem usando um toque de magia. A saga de Harry Potter foi dividida em sete livros originais e teve mais de 450 milhões de cópias vendidas em todo o mundo em 79 idiomas. No cinema, a franquia arrecadou mais de US$ 7 bilhões em todo o mundo.

O manuscrito foi leiloado em 2008 e a renda foi doada à English PEN, uma organização que defende a liberdade de expressão. Na ocasião, o cartão foi vendido por 25 mil libras (32,1 mil no câmbio atual, cerca de R$ 130 mil). 

Os policiais informaram ainda que, além do manuscrito, também foram roubadas joias da propriedade. As autoridades não disseram porque o roubo só foi comunicado agora, quase três semanas depois de ocorrido.

A autora J.K. Rowling postou no Twitter um pedido para que as pessoas não comprem o material roubado. "Por favor, não compre isto se te oferecerem. Originalmente leiloado para @englishpen", escreveu.