Topo

Prêmio Jabuti vai premiar melhor história em quadrinhos em nova categoria

Criança lê uma história em quadrinhos em uma biblioteca do Japão - TOMOHIRO OHSUMI/NYT
Criança lê uma história em quadrinhos em uma biblioteca do Japão Imagem: TOMOHIRO OHSUMI/NYT

Do UOL, em São Paulo

03/05/2017 10h48

O prêmio Jabuti, o mais importante de literatura no país, terá duas novas categorias a partir deste ano: história em quadrinhos, que anteriormente era contemplada em adaptação, e livro brasileiro publicado no exterior. A informação foi divulgada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) nesta quarta-feira (3). As duas novas categorias vão se juntar às outras 27 existentes. 

A categoria exclusiva para história em quadrinhos atende uma demanda antiga dos quadrinistas brasileiros. No início deste ano, um grupo de escritores divulgou uma carta aberta pedindo a inclusão do gênero no prêmio. Artistas de peso assinaram a carta, como Laerte Coutinho, Eloar Guazzelli, Sidney Gusman, Marcello Quintanilha, Rogério de Campos, Marcelo D'Salete, Mika Takahashi, Bárbara Malagoli, Fábio Moon e Gabriel Bá.

Em comunicado divulgado à imprensa, o curador Luiz Armando Bagolin afirmou que as novas categorias demonstram o novo momento que o prêmio e a literatura brasileira estão vivendo. "Existem várias formas de contar uma mesma história. Ela pode vir por desenhos, por palavras, em português, em outras línguas. O importante é valorizarmos todas essas formas de contar. Criar essas novas categorias era essencial para mostrarmos a força de nossa produção editorial, representada pela riqueza que o brasileiro produz". 

Na categoria história em quadrinhos, poderão ser premiados livros compostos por histórias originais ou adaptadas, contadas por meio de desenhos sequenciais, definidos pela união de cor, mensagem e imagem. Por conta de sua criação, a categoria adaptação deixa de aceitar histórias em quadrinhos. 

A outra categoria, livro brasileiro publicado no exterior, dará visibilidade à produção editorial brasileira que é promovida no exterior. Os livros deverão ter a primeira edição publicada no exterior no período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2016, em qualquer gênero, ficção ou não ficção. 

As inscrições para o 59º Prêmio Jabuti começam no dia 18 de maio pelo site http://premiojabuti.com.br.