Topo

Mulher, negra e muçulmana: Marvel culpa "diversidade" pela queda nas vendas

Capa da HQ "Invincible Iron Man" com Riri Williams, que substituirá Tony Stark como "Homem de Ferro" - Marvel/Divulgação
Capa da HQ "Invincible Iron Man" com Riri Williams, que substituirá Tony Stark como "Homem de Ferro" Imagem: Marvel/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/04/2017 16h07

Versão feminina e negra de Homem de Ferro; Homem-Aranha negro; adolescente muçulmana como a nova heroína. A Marvel Comics vem ampliando nos últimos anos raças, gêneros e credos dos personagens das HQs, mas, aparentemente, a diversidade não deu resultados.

O vice-presidente de vendas da companhia, David Gabriel, foi perguntando pela revista ICv2 sobre os baixos resultados no último ano e a resposta foi direta: "Pelo que ouvimos, as pessoas não querem mais diversidade. Não querem personagens femininos. Foi o que ouvimos, acredite ou não. Não acredito que isso seja verdade, mas é isso que vemos nas vendas".

Ele completa: "Vimos as vendas de qualquer personagem que tenha sido diversificado, qualquer personagem novo, nossas heroínas, tudo que não fazia parte do núcleo Marvel, e as pessoas estão torcendo o nariz para eles. E isso é difícil para nós, porque temos muitas ideias novas e frescas que estamos tentando emplacar, mas nada dá certo".

Ainda para a ICv2, David tentou consertar sua última declaração ao lembrar que "nossos novos heróis não vão a lugar nenhum! Estamos orgulhosos e animados em introduzir protagonistas que refletem novas vozes e experiências no universo Marvel, além de juntá-los com novos icônicos heróis".

Mesmo com o esforço, a internet não perdoou David e criticou a Marvel impiedosamente. A escritora G. Willow Wilson, responsável pela série da Ms. Marvel, uma adolescente cujos pais saíram do Paquistão e foram para os Estados Unidos, reprovou a declaração e apontou: "Vamos riscar a palavra 'diversidade' completamente e substitui-la por autenticidade e realismo. Isso não é um novo mundo. Isso é o mundo".