Topo

Mulher, negra e muçulmana: Marvel culpa "diversidade" pela queda nas vendas

Capa da HQ "Invincible Iron Man" com Riri Williams, que substituirá Tony Stark como "Homem de Ferro" - Marvel/Divulgação
Capa da HQ "Invincible Iron Man" com Riri Williams, que substituirá Tony Stark como "Homem de Ferro" Imagem: Marvel/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/04/2017 16h07

Versão feminina e negra de Homem de Ferro; Homem-Aranha negro; adolescente muçulmana como a nova heroína. A Marvel Comics vem ampliando nos últimos anos raças, gêneros e credos dos personagens das HQs, mas, aparentemente, a diversidade não deu resultados.

O vice-presidente de vendas da companhia, David Gabriel, foi perguntando pela revista ICv2 sobre os baixos resultados no último ano e a resposta foi direta: "Pelo que ouvimos, as pessoas não querem mais diversidade. Não querem personagens femininos. Foi o que ouvimos, acredite ou não. Não acredito que isso seja verdade, mas é isso que vemos nas vendas".

Ele completa: "Vimos as vendas de qualquer personagem que tenha sido diversificado, qualquer personagem novo, nossas heroínas, tudo que não fazia parte do núcleo Marvel, e as pessoas estão torcendo o nariz para eles. E isso é difícil para nós, porque temos muitas ideias novas e frescas que estamos tentando emplacar, mas nada dá certo".

Ainda para a ICv2, David tentou consertar sua última declaração ao lembrar que "nossos novos heróis não vão a lugar nenhum! Estamos orgulhosos e animados em introduzir protagonistas que refletem novas vozes e experiências no universo Marvel, além de juntá-los com novos icônicos heróis".

Mesmo com o esforço, a internet não perdoou David e criticou a Marvel impiedosamente. A escritora G. Willow Wilson, responsável pela série da Ms. Marvel, uma adolescente cujos pais saíram do Paquistão e foram para os Estados Unidos, reprovou a declaração e apontou: "Vamos riscar a palavra 'diversidade' completamente e substitui-la por autenticidade e realismo. Isso não é um novo mundo. Isso é o mundo".

180 Comentários

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Fabio Chaves

"Vamos riscar a palavra 'diversidade' completamente e substitui-la por autenticidade e realismo". Concordo. Quem lê quadrinhos de super-herói quer autenticidade e realismo? Então pronto.

59qetmybd663

Eu não sou nenhum expert no assunto, mas eu penso que o problema não está na diversidade em si... Acredito que o problema está nessa forçação de barra dos produtores em empurrar essa "diversidade" para o publico, alterando muitas vezes as histórias, as origens dos principais personagens e acho que o publico não aceita muito bem isso.... É tocha humana negro, mulher maravilha lésbica, mary jane morena e por aí vai... Não sou contra, pelo contrário, acho legal ter personagens que representam essas pessoas, acho que muitos se identificam, mas então se crie personagens novos, não alterando os personagens que as pessoas conhecem... Sei que a maioria foram criados em uma época onde se havia muito preconceito e segregação, principalmente nos EUA, mas foi assim que as pessoas os conheceram... Diversidade sim, mas há de se preservar a história que foi escrita durante décadas.

publicidade