Topo

"Terceiro sexo": exposição japonesa abre discussão sobre questão de gêneros

Exposição "A Third Gender: Beautiful Youths in Japanese Prints" abre discussão sobre a questão de gênero no Japão durante o Período Edo - Divulgação
Exposição "A Third Gender: Beautiful Youths in Japanese Prints" abre discussão sobre a questão de gênero no Japão durante o Período Edo Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

10/03/2017 16h59

A exposição "A Third Gender: Beautiful Youths in Japanese Prints" abre nesta sexta-feira (10) nos Estados Unidos e dialoga sobre um "terceiro gênero", associado na cultura japonesa a adolescentes no auge da beleza que ocupavam um lugar distinto na hierarquia sexual durante o século 17. As informações são do New York Times.

Conhecidos como "wakashu", os jovens se relacionavam tanto com homens quanto mulheres. A mostra é um exemplo de como a cultura japonesa via a sexualidade antes dos costumes ocidentais chegarem ao país.

O tema é recorrente no século 21 com as questões de gêneros que a sociedade norte-americana enfrenta. A noção de "gênero fluido", que não se identifica com a ideia de feminino e masculino, e o debate sobre a criação de banheiros para transgêneros estão relacionados ao tema da narrativa.

"Isso nos leva de volta para pensar sobre o presente e o futuro", disse Asato Ikeda, professora assistente de história da arte na Universidade Fordham e curadora da exposição. 

Ikeda ainda cita outros exemplos, como a deusa indiana transgênera Hijra e a concepção indígena dos "dois-espíritos", em que um espírito masculino e um feminino dividem o mesmo corpo, para questionar a forma como a sociedade moderna vê ambos os sexos.

"A Third Gender: Beautiful Youths in Japanese Prints" está exposta na Japan Society, em Nova York, de 10 de março a 11 de junho.