Topo

Prefeitura anuncia nova equipe do Teatro Municipal de São Paulo

Theatro Municipal de São Paulo - Reprodução/UOL
Theatro Municipal de São Paulo Imagem: Reprodução/UOL

Do UOL, em São Paulo

05/01/2017 12h27

O prefeito de São Paulo João Dória anunciou nesta quinta-feira (5) a equipe que vai comandar as atividades do Teatro Municipal da cidade na nova gestão.

Entre as mudanças, está o anúncio do maestro Roberto Minczuk para comandar a Orquestra Sinfônica Municipal, o ex-bailarino Ismael Ivo à frente do Balé da Cidade, e Cleber Papa como diretor do teatro.

Na programação musical, Minczuk anunciou que fará um esforço para atrair mais público, com iniciativas como concertos de trilhas de filmes, video games e desenhos animados. "Música clássica não é bicho de sete cabeças", disse. Um concerto em 18 de fevereiro em homenagem aos 130 anos de Villa-Lobos abrirá a programação 2017 do teatro.

A presidência da Fundação Theatro Municipal ficará a cargo do secretário de Cultura André Sturm, que disse que uma das prioridades será rever o modelo de gestão. Desde 2015 o Municipal é alvo de investigação por irregularidades e desvios de verba.

Em dezembro, o Ministério Público Estadual (MPE) denunciou o ex-diretor artístico John Neschling, o ex-diretor da Fundação Theatro Municipal José Luiz Herencia e mais dez pessoas por desvios em pagamentos efetuados para o Instituto Brasileiro de Gestão Cultural (IBGC), organização social responsável pela administração do teatro. O MPE pediu também a nulidade do contrato firmado entre a Fundação e o IBGC.