Mônica "real" quer usar personagem dos quadrinhos para empoderar mulheres
Mônica, filha do Mauricio de Sousa, que inspirou a personagem homônima mais famosa dos quadrinhos nacionais, está liderando o projeto “As Donas da Rua”, com o objetivo de usar as historinhas para empoderar as mulheres.
“A personagem Mônica nasceu nos anos 60. Naquela época, as mulheres tinha ainda menos direitos do que hoje em dia. A Mônica vivia numa turminha só de meninos e tinha que ser brava para mostrar o que queria. Hoje em dia, ela está mais fofa, mas ainda precisamos lutar por direitos iguais”, disse a empresária em entrevista exclusiva ao UOL.
A verdadeira Mônica visitou a Comic Con Experience para conversar com as meninas e autografar quadrinhos. O estande da Mauricio de Sousa Produções, aliás, foi todo decorado com imagens gigantes da Mônica e um espaço para as meninas gravarem vídeos falando como elas podem se empoderar.
“Precisamos usar todo o espaço que temos para falar sobre o assunto. Já fizemos reuniões com os roteiristas para tentar incluir nos quadrinhos histórias em que a mulher é tratada de maneira igual ao homem”, completou.
Para a empresária, já é possível ver resultados desse empoderamento na Comic Con. “Há muitas meninas e mulheres poderosas aqui. A feira deixou de ser um espaço frequentado só por meninos, tanto é que, aqui na Comic Com, a Mônica é geek”, brincou.
Recentemente, Mônica postou no Facebook uma foto vestida com a icônica roupa vermelha da personagem com a legenda: “Mônica fazendo cosplay da Mônica”. “Foi uma maneira divertida que encontramos para chamar a atenção para este tema”, afirmou.
Nos próximos dias da Comic Con, a empresária avisou que fará cosplay do Cebolinha. “Vou usar uma roupinha verde e pentear os meus cabelos iguais”, disse. Neste mês, foi lançada a edição número 100 da Turma da Mônica Jovem. Nela, há uma menção a um bebê, provavelmente filho da Mônica com o Cebolinha.
A empresária contou como imagina que será o filho de Mônica e Cebolinha. “Vai ser uma mistura de um menino com planos infalíveis e quando dão errado, ele sempre encontra alguém para bater”, brincou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.