Entretenimento

Rumba cubana agora é patrimônio da humanidade...mas o que é rumba?

Do UOL, em São Paulo*

30/11/2016 14h47

A rumba cubana é, a partir desta quarta-feira (20), um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, indicado pela Unesco. A decisão foi tomada por um comitê intergovernamental reunido desde segunda em Adis Abeba, capital da Etiópia.

Mistura festiva de dança e música, a rumba, que surgiu nos bairros pobres da capital, está ligada à cultura africana, mas também possui alguns elementos característicos da cultura antilhana e o flamenco espanhol, segundo a Unesco.

Entre os artistas do gênero destacam-se Yoruba Andabo, Los Muñequitos de Matanzas, Sur Caribe, Abbilona, Irosso Obbá, Mayito Rivera, Tata Güines. 

A delegação de Cuba dedicou este reconhecimento da cultura e da identidade cubana a Fidel Castro, líder histórico da Revolução que morreu na última sexta-feira, após dez anos afastado do poder. "A rumba cubana é uma expressão do patrimônio oral e imaterial em que a tradição e a contemporaneidade coincidem com harmonia", avaliou o Comitê..

"Por sua natureza integradora e diversidade cultural, (a rumba) se transforma em uma expressão de amplo alcance social", destacou a Unesco.

Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade é uma distinção criada em 1997 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para a proteção e o reconhecimento do patrimônio cultural imaterial, abrangendo as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade.

*Com informações da EFE e AFP

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo