Entretenimento

Peças de arte sacra do acervo do Iphan são furtadas de igreja em Salvador

Reprodução/Edla Maiara
Local onde estava uma das peças furtadas na Bahia Imagem: Reprodução/Edla Maiara

Sayonara Moreno

Da Agência Brasil

07/11/2016 21h12

A Polícia Civil de Salvador investiga o roubo de objetos de valor na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapa. A suspeita da polícia é que o roubo tenha ocorrido na noite de ontem (7), mas só foi notado na manhã de hoje (8).

De acordo com um dos membros da secretaria paroquial, Rivelino Silva, a falta dos objetos foi notada logo com a chegada do zelador, no início da manhã.

Segundo ele, os ladrões levaram quatro castiçais, um ostensório [peça usada para a exposição da hóstia durante as missas] e a porta do Sacrário [local onde se guardam os objetos sagrados], feita de prata maciça.

Todas as peças são do século 18 e fazem parte do acervo de arte sacra tombada pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

"São obras de valor histórico, patrimonial e religioso muito importantes para a história da nossa paróquia e por uma questão cultural também. Ficamos muito tristes e constrangidos com a situação.

O local está fechado, para investigação, o que impede a vinda da população que costuma vir aqui buscar um momento de paz, na correria do dia a dia", lamentou Silva.

O representante da paróquia disse não acreditar em um ato contra a religião e suspeita que o roubo tenha ocorrido por interesse exclusivo no valor financeiro das peças, já que, segundo ele, as imagens representativas do altar foram preservadas e continuam na igreja.

Investigação

O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia Territorial dos Barris e, segundo a polícia, a perícia já foi realizada, mas não há câmeras de segurança no local.

Além disso, uma equipe foi à igreja na tarde de hoje conversar com os responsáveis pela paróquia. A delegada que acompanha o caso, Jociara Fernandes, trabalha com a hipótese de que os envolvidos teriam entrado na igreja pela janela superior, após subirem em uma árvore.

A Polícia Civil pede à população que, caso veja alguém tentando revender as peças ou suspeite da autoria do roubo, informe as autoridades para o telefone (71) 3235-0000.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo