Topo

Cadeira 24 da Academia Brasileira de Letras tem novo dono: Geraldo Carneiro

3.mai.2016 - Geraldo Carneiro  na Ocupação Poética do Teatro Cândido Mendes - Marcos Ramos/Ag. O Globo
3.mai.2016 - Geraldo Carneiro na Ocupação Poética do Teatro Cândido Mendes Imagem: Marcos Ramos/Ag. O Globo

Do UOL, em São Paulo

27/10/2016 17h53

A Cadeira 24 da ABL ganhou um novo ocupante nesta quinta-feira (27). Eleito com 33 votos, o mineiro Geraldo Carneiro foi o escolhido. O poeta, letrista e roteirista de televisão, teatro e cinema ficou com o lugar deixado pelo teatrólogo Sábato Magaldi, que morreu no dia 14 de julho. A mesma cadeira já foi ocupada por Manuel Bandeira, autor do poema "Vou-me Embora Pra Pasárgada".

Geraldo Carneiro nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 11 de junho de 1952, e tem 64 anos. Começou a se interessar pela arte ainda criança, quando nomes como Paulo Mendes Campos e Tom Jobim frequentavam a casa de seus pais. Tempos depois, foi parceiro musical de Tom em composições. É autor de "Choro de Nada", gravada também por Vinícius de Moraes e Miúcha.

É autor dos livros de poesia "Em busca do Sete-Estrelo", "Verão Vagabundo", "Piquenique em Xanadu" (prêmio Lei Sarney de melhor livro do ano), "Pandemônio", "Folias Metafísicas", "Por Mares Nunca Dantes", "Lira dos Cinquent’anos" e "Balada do impostor". Com Carlito Azevedo, lançou "Sonhos da Insônia", com a tradução de sonetos de William Shakespeare. Também publicou, em prosa, os livros "Vinícius de Moraes: A Fala da Paixão" e "Leblon: A Crônica dos Anos Loucos".

Geraldo também tem atuação na TV e no teatro. Em 2011, recebeu o prêmio Emmy Internacional, pela adaptação de "O Astro", escrita no ano anterior, em parceria com Alcides Nogueira.

Em 2013, publicou "O Discurso do Amor Rasgado", traduções de poemas, fragmentos e cenas de Shakespeare, organizado em parceria com Ana Paula Pedro. O livro ficou entre os finalistas do Prêmio Jabuti.